domingo, 26 de fevereiro de 2012

Exposição de arte

Hoje eu e Marcos fomos na nossa primeira Vernissage Européia hehehe. Prestigiar nossos amigos          ( Laís e Fred ), que gentilmente nos mandaram um convite. Na exposição estava sendo apresentadas algumas das inúmeras obras da Sra Margret Neuman e da Sra Irmgard Vierhöver. As pinturas apontavam tendências e estilos da época e momentos artísticos; inspirações; experiências de outros lugares; sentimentos e sensações. Muito bonito os quadros e principalmente a atmosférica artística do ambiente. 


Fred
Laís 
Nós

Hallo!
Minha obra predileta - Aquarela
Auf Wiedersehen!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ElyBeleza: Máscara para os Cílios!!

Hoje, após a aula, deu aquela espiadinha básica na quesito maquiagens. Se tem uma das coisas e lugares que mais amo ir e comprar, claro, depois de Livraria e Perfumaria, é sem dúvida maquiagens/esmaltes. Não tem um dia se quer, que não vou na loja, nem que seja para dá uma sondada no terreno. Infelizmente, esmaltes aqui na Europa eu acho muito caro, então uma vez ou outra eu compro, só prá somar aos trocentos que eu trouxe do Brasil. Acho, graça como homem não entende essa nossa necessidade básica de levar mais um...
Maquiagem aqui têm de todos as marcas e bolsos, geralmente minhas belas mãos vão direto nos mais caros, mas aí eu penso/reflito e acabo levando um intermediário. Assim, ninguém reclama. Mas, confesso que meu desejo é sair pegando tudo e se possível 2 de cada e sair pelas ruas saltitando. Só para depois vir aquele pensamento invasor: "não era bem essa cor que eu queria, bom deixa eu dá uma passadinha lá na loja amanhã, prá ver aquela cor...hahahahah e ficar doida que chegue o dia seguinte, só para comprar mais algumas coisas."
Bom! eu sempre vejo blogs de maquiagens, lançamentos, tendências, dicas, make enfim...não que eu siga alguma coisa, nadinha...sou muito tranquila quanto a isso, mas é bom aprender sobre os produtos lançados e testados, opiniões e principalmente dicas...e olha, que tem uma "galerinha profissa", nesses blogs, que dedicam seu tempo, fazem seus comentários e dão seus pareceres. Tão de Parabéns!!! 
E nessa viagem....encontrei a história do rímel ou máscara para cílios e sobre a empresa Maybelline       < gosto dos produtos deles >, achei interessante e deixo aqui os registros, infelizmente não me lembro de qual blogeira era, afinal eu começo a navegar em um e término em outro completamente diferente. Sinto muito!!!
Eu, particularmente, não saio de casa sem usar minhas n máscaras, eu fico com os cílios mais definidos e longos, ou seja aquele "olhar 43". É um dos itens indispensáveis para qualquer make e horário. Só sabendo escolher direitinho e o resultado que quer proporcionar e "cai prá cima", assim essa tabela aí abaixo, irá auxiliar na sua nova aquisição. Divirtam-se! Bjim....


 História da empresa...


O cosmético foi inventado por Eugene Rimmel, um talentoso perfumista francês, fundador da House of Rimmel, no século 19. O rímel moderno, por sua vez, foi criado em 1917 por um químico chamado T.L. Williams depois que sua irmã Maybel lhe pediu que criasse um produto fácil de usar. Este novo rímel foi feito misturando vaselina e pó de carvão. Ele fez tanto sucesso que Williams começou a vender seu novo produto pelo correio. Anos depois, sua pequena empresa, chamada Maybelline Company, se tornou uma das líderes na indústria de cosméticos . O surgimento do tubo com bastão de aplicação o tornou ainda mais atrativo para o mercado do que a antiga pasta de rímel. Max Factor foi a primeira a utilizar esse tipo de recipiente para o cosmético. Essa mudança deu início aos produtos que estão disponíveis atualmente.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mais Brasucas!

Que delicia! tô perdendo a conta das amizades que eu fazendo por aqui. Cada dia, um novo contato; um novo aprendizado; escutar estórias de vida que acaba me deixando, ainda mais confiante da minha escolha. Todo encontro é sempre uma festa, regado à muitos risos; estórias surpreendentes de como vieram parar aqui; causos da terrinha; dicas gastrônomicos, principalmente no quesito "café"; conselhos de como aprofundar na cultura e absorver ao máximo todo o aprendizado, essencialmente o idioma e claro; empréstimos de livros (em português rsrs) e claro, a promessa de um próximo encontro, nem que seja virtual ( esse é diariamente né Lari ). 

Amo esses momentos e aproveito literalmente o máximo!! Até a próxima, meninas!!!

Larissa, Ich, Angela und Márcia
Brasucas

Turma de DeutschKurse II




Depois daquela maratona matinal do mês passado, agora estou finalizando meu segundo mês de curso. Tenho aprendido tanta coisa, que só o tempo para absorver todo esse aprendizado, sem dúvida é um processo contínuo e um exercício diário. Só assim, para você ir se aprimorando e conseguir se comunicar. 
Este módulo estou fazendo no período da tarde das 13:45 às 18:00 hs. É muito corrido este horário, eu acordo e estudo umas 2 horas, dou aquela arrumadinha no cafofo, preparo meu almoço e saio para o curso. Anteriormente, eu conseguia detalhar a rotina dos desconhecidos e os seus hábitos quase rotineiros.  A tarde é bem movimentado: alunos que acabaram de deixar a escola; movimento de pessoas que trabalham; velhinhos tomando um lapse de raio solar nas cafeterias; pasmem agora! engarrafamento. Hoje, até pensei, que estava em sampa. Já o curso, pontualmente, começa às 13:45 hs. A turma têm predominância feminina e apenas 3 homens. Isso é ótimo, afinal mulheres são muito "cdf", mas os rapazes não ficam para trás. Na turma são 16 pessoas, contando comigo. Dan (Australiano- vive de camisa completamente amassada); Arianna ( Mexicana - não se entrosa muito); Sara (Iraniana- na dela); Suzan (Siria - Ela é muito bonita, porém repara em tudo); Kamila e Janek (Poloneses - mas, me faz lembrar do papa João II); Irem ( Turca- gente boa, mas tímida); Simone ( Camaronense - gente bacana demais, inventamos um novo dialeto no curso, "aleminglefrancoise", ou seja falamos um pouco de tudo e nada de nada); Jordan ( Nova Zelândia - fica vermelhão, enquanto fala com dificuldades, que o idioma nos faz passar ); Judit ( Espanhola - ela fala 5 idiomas fluentemente, quer mais cdf que isso?); Victória e Maylev       (irmãs Colombianas- são uns amores e muito esforçadas); Georgiana ( Romênia - super educada); Sultana  ( Afeganistão - fala muito bem o idioma ) e por fim, uma figurinha engraçadissima chamada Dogmei         ( Chinesa - e que por sinal fazemos, trabalho em dupla às vezes...imaginam só que comédia, tal parceria. Mas, devo ter alguma coisa que esse povo aí vira meu fã. E no final acabo virando amiga). 

Tão breve o módulo termina e tô animadissima, a seguir adiante. Se têm, uma coisa que me atrai bastante é essa pluridade/ diversidade cultural, pessoas convivendo e se relacionando uma com as outras, apenas com um propósito em comum : a vontade de aprender outra língua, que não seja a sua de fato. Isso é enriquecedor e contagiante!

galerinha estudando
galerinha do meu lado

horário da pausa

Ich, Dogmei und Simone
Vista da sala I
Vista da sala II

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Preguiça danada, sô!

QUE RESSACAAAA!!! QUE PREGUIÇA!!! Nossa!!! Tô aqui me arrastando pela casa feito um calango, sinto que fiquei esse carnaval atípico todos os instantes, em plena folia e no entanto, fiquei apenas, como telespectadora/observadora e nada mais.
Mas, dormir tarde e levantar mais tarde ainda esses dias todos...dá nisso! Hoje, começo tudo de novo: curso, aulas, movimentação normal da cidade, lojas abertas, contas a pagar...a vida continua né?!
Daqui a pouco enfrento 4 horas de curso e preciso, urgentemente, me animar. 
Bom! Encontrei uma animação aqui, e vou dividir com vocês aí, que também nem consigo imaginar depois dessa "folia" toda. 
Adoro essa música...já a cantora tenho escutado, e às vezes me lembra o estilo musical da Amy winehouse. Seu nome artístico é Caro Esmerald ( Caroline Esmeralda van der Leeuw), ela é Holandesa. Prá quem gosta, é bem legal as músicas dela. 
P.s. Acho que você vai curtir sogrão!!!!


Bom retorno à todos daqui e boa folia aí galera do Brasil!!!!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Kinderkarnevalszug im Aachen!

Hoje às 11:00 hs, estava marcado o desfile das crianças aqui em Aachen, os carros iam percorrer as principais ruas do centro, onde as crianças e adultos prestigiariam seu público com prendas, doces, chocolates, flores, brinquedinhos ao som de todos ali presente "Alaaf! Alaaf! Alaaf! ", o mesmo que dizer Viva! Viva! .
Debaixo de muita neve, as crianças e os adultos que as acompanhavam estavam animadas, distribuindo suas prendas, a quem ali com suas sacolinhas estivem a espera. Algumas super animadas, outras nem tanto. Passaram, algumas bandas tocando marchinhas, às vezes um carro com som ligado, mas a grande festa mesmo é a distribuição desse gesto de agradecimento/retribuição por ter ido prestigiar o evento.
As crianças ou bebês que não desfilavam, ficavam nas ruas perambulandos com seus pais, fantasiados de ursinhos, parecendo aquele do leite Parmalat < Tomô? >, quem não se recorda? heheh, eu tinha o elefante...: -), muito fofo ver a criançada se divertindo. 
Depois de virar um picolé fomos tomar um chocolate quente na Galeria Elisenbrunnen para esquentar o corpo e preparar o retorno, este sim com mais neve ainda. Passados alguns minutos, de novo ao lar quentinho. Mas, valeu ver as crianças animadas com o carnaval e principalmente abaixo de muita neve. Carnaval este totalmente atípico. Gostei!!!

joaninha linda
ursinho polar lindo!


fofo as crianças do outro lado
Banda
Distribuindo prendas
A espera do próximo carro
Retorno para casa....


Pausa chocolate quente

... Ufa! Em casa!

Amigas Brasucas!

"Estar" em um lugar bem longe do seu habitat, faz com que sentimos um saudosismo por coisas simples e aparentemente bobas, e inicialmente sentir-se um peixe fora do aquário nos aterroriza. Isso aconteceu nos meus primeiros dias de Alemanha, esses dias de total confusão mental e sentimental. Mas, já adianto que vai diminuindo com o passar dos dias e a saudade atrelada a confusão, tornam-se suas maiores aliadas e não mais suas maiores ameaças. Com isso, você começa a buscar e querer o melhor e fazer o seu melhor EM TUDO. Seja ao entrar numa loja e procurar um vendedor; seja num banco ao pagar uma conta; seja no dia a dia na sala de aula; seja ao preparar um lanche; seja ao conhecer um lugar/ cidade e essencialmente a meu ver, ser o seu melhor com os velhos amigos e principalmente com os novos amigos que surpreendentemente surgem em nossa caminho. Ser melhor porque? Pelo simples fato de que ambos ( eu e você/ você e eu), estamos em busca de novos  conhecimentos, visões, olhares, aprimoramento intelecual, afetividade. Com todo esse processo de descoberta e identificação, com o passar do tempo,você deixa um pedacinho de si e claro, levando o meu melhor contigo. Outro dia, ouvindo as músicas do cantor Vander Lee, ele dizia em um refrão: Sabe o que eu mais quero agora, meu amor?Morar no interior do meu interior. E só então, senti que quando a saudade de algo ou alguém bater, recorra ao melhor das lembranças que há dentro de você e sintaaaaaaaaa..passado, esses instantes, olhe para os lados e perceberá coisas e pessoas legais que o cercam. E curtaaaaaaaa esses momentos novos!!!
É o que tenho procurado fazer com essas figurinhas lindas aqui (Larissa, Rose, Adrya, Tatiana), que achei ao meu redor. Meninas lindas, jovens, batalhadoras, cada uma com suas estórias de vida e sonhos. Estão internacionais, afinal moram aqui há mais de um ano, eu que sou a neném do momento, mas serão eternamente "As Brasucas". Bjus meninas!!!

Pizza Hut_Aachen
Ikea- Holanda
Jantar delicioso 
com os amigos e maridos
Rose - a anfitriã - organizou um jantar delicioso!! Acho, que ao todo tinha umas 15 pessoas e claro, o notável "fred"- um Basset bem engraçadinho e fofo. Ver a brasileirada toda reunida, trocando idéias, rindo das bobagens ditas...acabei me sentindo em casa.!!!
Valeu pela noite e programar mais encontros.  Bjus!!! 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

(re) Construir Diário!

Chegar em um lugar, em que sequer você imaginava morar algum dia, ou no máximo pensar: ah! quem sabe um dia eu viajo para conhecer ou passar alguns dias, sabe, aquela coisa sem muito compromisso e sem grandes pretensões. Era este o meu sentimento, perante a Alemanha. 
Lógico, que algumas coisas eu sabia do país, referente aos costumes, tradições, culturas e principalmente todo o contexto histórico, pela qual passou o país. 
A minha "viagem", começou a se transformar em realidade, a partir do momento em que realmente decidi, a embarcar nesta aventura. Vejam, que só fui viajar dois meses depois. Essa transformação foi ocorrendo de forma gradativa de um lado e simultaneamente, do outro lado uma (re) construção no modo de pensar, de estar, de esperar. Fui me abdicando de algumas coisas: do meu lar, da família, do ambiente, dos meus pertences e do outro lado, foi construindo uma forma de pensar mais positiva, mais planejada, mais limpa e mais aberta ao novo. Aquela famosa, mudança de hábito, da qual você saiu de uma zona aparentemente confortável e caminha a uma direção sem saber o que te espera. Claro, eu espero sempre que seja o melhor, mas imprevistos não estão descartados, né não?! 
Ao chegar aqui, nada compreendia e nada entendia o motivo do porquê estar aqui. Só sabia, que era por que eu escolhera viver coisas novas e claro, viver isso tudo ao lado do Marcos, que foi, o precursor dessa estória toda.

Estando aqui, a sensação é de ter se passado anos, afinal é um bombardeio de informações e de situações e no entanto, sou um bebê que acabara de nascer em solo germânico, com seus quase 3 meses de vida. Fico imaginar, uma criança que nasce e ao abrir seus olhinhos, fica confusa à tamanha claridade, o excesso de cores; de vozes e sons; cheiros e sensações. Que nó na cabeça né? Até seus sentidos tomarem consciência do meio...parece levar anos. E na verdade, foram apenas alguns dias. Essa percepção leva algum tempo, mas acontece no tempo de cada um, e você começa a buscar fazer parte de um todo, de um grupo, do contexto. E a nudez ( conhecimento, idioma, cultura, percepção...), da qual você chegou começa a se transformar em algo mais concreto, mais amplo, mais macro. É gostoso, você caminhar pelas ruas daqui e se sentir como parte do todo e não mais como, uma pessoa ora isolada, ora invasora. Essa sensação é ótima e única! A liberdade de (re) construir a sua estória, seja lá onde você se propor a ir/estar, pelo tempo que for necessário, sem sombra de dúvida, será um grande começo, de algo que só poderá sentir. 
Este clip, retrata muito bem, esse meu estado de espiríto, desde que aqui cheguei. Me sinto uma verdadeira geógrafa desenhando seus próprios momentos. Só posso dizer ao Universo: 
"Obrigada por possuir asas invisíveis, que me levam a cada dia a um lugar diferente".



                                                              Amooo essa música!!!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval Tradicional na Alemanha

A programação oficial começa hoje com a Weiberfastnacht, ou o "Carnaval das Mulheres", que abre o tradicional carnaval de rua de Colônia.
É tradição neste dia, as mulheres cortarem as gravatas de todos os homens que estiverem usando uma. A gravata era o símbolo de poder masculino no século 17. Conta a história, que em 1824, as lavadeiras da cidade de Beuel, um distrito de Bonn, promoveram um movimento de emancipação contra o fim da exploração masculina, defendendo-se contra os encargos inaceitáveis, físicos e psicológicos que eram impostos à elas. Neste dia, elas paravam de lavar as roupas dos homens e saíam em passeata pelas ruas chamando a atenção de todos para a dura vida que levavam. Queriam respeito e dignidade acima de tudo.Uma vez por ano, na quinta-feira de carnaval elas se reuniam. Até hoje, 180 anos depois, a tradição continua.
Desfiles e muita brincadeira está garantida nesta quinta-feira para homenagear esta tradição!

TI TI TI


No domingo de carnaval, costumam realizar-se desfiles infantis, mais conhecido de Kinderkarnevalszug. Estes desfiles são preparados pelas escolas das cidades, que     durante o ano vão preparando os temas que querem representar. Cada escola apresenta um tema diferente.      Vou prestigiar as crianças aqui de Aachen. 
                               


ex astronautinha                                            

A segunda feira de carnaval, chamado de Rosenmontag, costuma ser o ponto alto das comemorações. Neste dia, realizam-se os cortejos com carros alegóricos preparados por associações. Os habitantes das cidades também se costumam disfarçar para assistir ao desfile. Cada carro representa um tema diferente e, tal como em Portugal, os temas políticos estão sempre presentes, com muita festa, com distribuição de balas, chocolates, brinquedos. É festejada com atividades teatrais, nas quais o príncipe do Carnaval faz a sua despedida     .    



Todos são amigos
Na quarta-feira de cinzas, chamado de Aschermittwoch os participantes nos corsos carnavalescos encontram-se para comemorar o final do carnaval. A esta quarta-feira também se chama Das Fischessen, uma vez que a partir deste momento só se deverá comer peixe (Fisch). Será porque heim? No Brasil, algumas pessoas seguem essa tradição. 

                                    

Enquanto isso direto de Aachen, vou aguardar o findar das festividades, para só entrar em cena com o dia da "APURAÇÃO". Quem, não se recorda daquele locutor chato que ficava classificando cada escola de sampa para os presentes e ausentes.

ALEGORIA: NOTA .....
BATERIA: NOTA .....
COMISSÃO DE FRENTE: NOTA......
DOCES/BALAS: NOTA.....

Volto em outro post comentando.....um ótimo samba no pé !!!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Carnaval !!!

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países, como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se "Deixa Falar". Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam, assim os primeiros campeonatos/desfiles, para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

O carnaval de rua manteve suas tradições originais no nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.

Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.

Este ano em especial, passarei o carnaval em solo germânico. Aqui, é uma festa muito aguardada por todos, afinal é o momento que literalmente "quebra-se o gelo ". Momentos de risos, descontração, criatividade e alegria. Sim! Sim! Alemães também comemoram Carnaval, e muito bem comemorado, segundo fontes de todos os amigos que aqui já moram há anos. 
Nas cidades maiores há bastante concentração de jovens, musicais e desfiles de pessoas devidamente caracterizadas, ora representando seu "dorf", ora familiares e amigos com vestimentas tipicas. Demonstrando, o seu convite de "entrar"na festa. 

Quando era criança, eu ia com meus pais em bailes carnavalescos, dançar as famosas marchinhas e principalmente jogar confetes e serpentinas prá tudo quanto é lugar < ahahahha >. Agora, neste exato instante, me vem a recordação de um desses bailhinhos, minha mãe me arrumando toda de branquinha e por falta de fantasia, ela colou algumas estrelinhas com creme no meu rosto. De alguma forma, com ou sem fantasia, era dia de festa, alegria e dança. Me divertia demais!!!

Quando era um pouquinho maior, os meus pais levavam eu e meu irmão, para ver o desfile de rua em BH. Atravessavamos a cidade e lá estavámos, nós, sentados no chão da Avenida Principal do centro "Avenida Afonso Pena", para ver o quê mesmo, heim pai!!! ahahahhahaha. De vez, enquanto passava uma baiana suja e mal trapilha, em outro instante aparecia uns caras vestidos de mulher < de muito mal gosto por sinal > e assim, voltávamos para casa. Meu pai, tão apaixonado pelo carnaval do Rio, em sua doce imaginação e esperança, que poderia, de nenhuma, de alguma forma algum dia ser igual ou próximo do Rio. Nunca aconteceu isso! Salvo, nas cidades históricas de Ouro Preto e Mariana que todos os anos recebem muitos e muitos turistas. Lá BOMBA! 

Quando era mais jovem já passei a frequentar festas locais, essas em que o prefeito da região, coloca um palanque mediano e ligam uns aparelhos de sons e FAZEM BARULHO. Assim, juntam um aglomerado de pessoas, começam a balançar/sacudir, com um copo de cerveja na mão e diz "ser carnaval", eu diria "estar carnaval".

Mas ultimamente, nesse período fico mais "quetinha", curtindo a minha casa, minha família, o Lord. Essa badalação já não faz mais minha cabeça. Como diz, lá na minha terra "DE BOBEIRA". Porém, toda regra tem sua exceção....este ano será um carnaval atípico, em um lugar diferente, com pessoas diferentes. Em outro, post deixarei minhas impressões e registros. Mas, de antemão: VAMBORA!!!