domingo, 30 de setembro de 2012

10 meses por aqui...

Amanhã completamos 10 meses de Alemanha, agora realmente falta pouco para o retorno à terrinha. Estou completamente ansiosa e animada, afinal a volta é sempre interessante e esperada por aqueles que gostam da gente e nos querem mais próximos.  
E para celebrar essa data, deixo o link desse filminho "la sessão da tarde", que eu adoro. Me divirto demais com essa galerinha, com suas aventuras, as dificuldades com a língua, com a cultura, o povo, as impressões ou melhor as falsas presentes em cada lugar. Um pouquinho de tudo que vivenciei por aqui...simplesmente dou muita risada!!
Se divirtam que a vida é curta.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Um dia mais que especial...

Hoje é uma data muito especial para mim, o aniversário do meu querido Paizão. Para quem me conhece, sabe que tenho "ele" como um ícone de referência, admiração e respeito. Meu pai é uma pessoa completamente iluminada e ao mesmo tempo totalmente irreverente. Eu nunca ví uma pessoa tão sarcástica e irônica, e só quem o conhece bem sabe lidar com isso. Ele é de uma persistência inabalável, acho desde que entendo por gente, tudo que ele almeja, ele alcança. Totalmente incrédulo, pois ele tem como lema "o trabalho". Levanta às 05:30 h e dorme às 22:00 h todos os dias, se dando ao luxo de dormir depois do almoço aos finais de semana e nos raros dias de folga. Sua rotina é quase uma religião.   Em outros tempos, ele me enchia a paciência dizendo frases como: "A vida é como sutiã, a gente têm que meter os peitos", ou simplesmente colocava logo pela manhã, uma carta, sim ele não é homem de bilhetes...rsrs, traçando todas as minhas metas do dia...aff! Maria!! tanto pragmatismo, tá doido?!!! 

As conversas são "prá lá de filósificas". Maior entendedor e apaixonado por filosofia, política, relações internacionais, finanças, Alemanha...Hum?!! ALEMANHA?? OI? Pois é, ouvir a minha vida toda meu pai falar, citar, enaltecer, comparar tudo relacionado a Alemanha. Meu pai é completamente apaixonado pela Alemanha, em uma conversa ele consegue falar tudo sobre aqui de forma correta e sucinta, sem ao menos ter pisado por aqui. E para quem foi a mira da Alemanha? Euzinha aqui..realizando sonho do paizão e de tabela, meu irmão e esposa próximo mês estarão aqui para passar seu aniversário conosco, dividindo o sonho da família.

E por falar em família...somos 4 pessoas completamente diferentes, cada qual com sua personalidade e que é ABENÇOADA. Sim, somos uma família bem estruturada, amparada, amiga, presente, unida. 
Somos uma família feliz e de propaganda de margarina. Hoje, estou longe, porém quase todos os dias eles estiveram aqui em casa, via skype, trocando idéias, rindo das coisas, falando do tempo...

Mais uma vez quero que meu paiéeeeeeeee conquiste todos os seus sonhos e o mais recente que o seu "doutorado" e que aproveite mais a vida e a presença de seus futuros netos. 

Aproveito para registrar uma outra alegria, que foi a ida da minha mãe à Campinas, na unidade do avon. Como presente de seus quase trinta anos de vendas e claro, somados as suas vendas e das pessoas que estão com ela nessa caminhada a muitos anos. Me lembro até hoje, num domingo no quintal da minha vó, eu aos 05 anos creio vendo as pessoas ali fazendo pedidos naquela revista. E ali, foi seu ponto de partida, crescemos com o avon nosso dia a dia e até hoje continua firme e forte. Eu amo de paixão o trabalho da minha mãe e da sua equipe. E torço para que ela conquiste coisas bem legais. 

Parabéns queridos pais pelo data de hoje!!! Vocês dois são a minha vida. 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Pegação no pé...

Não é de hoje que estou querendo escrever aqui no post a mais nova manina do "povo" lá da minha sala de alemão. RISADAS...aff!! tenho que rir primeiro e só depois continuar contando. Já faz um tempinho que "elas" vem insistindo em me perguntar se eu comia??? como sempre dou aquela olhada e  respondo...Wie bitte? Tipo, como assim? não tô entendo? se eu "como"? Uai!! Todo mundo para se manter vivo têm que comer né? ninguém vive de vento....aí saco lá vem de novo?!!!

A pergunta, na verdade é para saber porque eu tenho esse corpo magro, se durante a pause eu fico comendo banana, maça, biscoitos, chocolates, chupo balas...enfim. Até minha colega Amina de trabalho e tiração de dúvidas me questiona o que eu "como"para me manter com esse corpo, sendo que ela faz esporte todos os dias; já a outra vibrando porque perdeu 5 kilos em 01 semana por ter feito dieta só a base de água e melão. Aff! Outro dia, a mesma da dieta do melão, chamou a atenção da colombiana novata, pois ela desde que entrou todos os dias, bebe logo pela manhã uma garrafa de 600 ml de coca cola...JESUS!!! Essa aí tá com os dias contados...kkkkk e ainda por cima, fuma igual uma louca. Coitada, até gostei da chamada de atenção, porque de fato esse "kit bomba"aí vai acabar com ela. Daí no dia seguinte, a colombiana muito envergonhada, deu uns goles na coca dentro da mochila e no dia seguinte levou uma garrafa de água, que ficou completamente cheia do inicio ate o final da aula. Ou seja, seu fraco forte mesmo é a danada da pretinha. Rsrrsrs.

As vezes a mira da discussão vira-se para meu lado...tento escapar, com meu humilde alemão. Mas, até ser magra, esbelta e elegante traz problemas para algumas pessoas. Nossa, não sabia que ser magra era problema para alguns. Fazer o quê se a genética ajuda. Alias, meus parentes são todos bem cheinhos, era para eu ficar "neurótica" com essas coisas, pois bem, para mim...talvez seja a última coisa a se pensar ou simplesmente nem pensar. Tenho mais o que fazer?!!

Eu gosto de comer de tudo um "pouco". Essa sempre foi minha resposta para elas. Que interrogatório mais sem proposito viu?? Nem aqui, a "pegação no pé" me deixa em paz. Voltei a dar risadas de novo...de lembrar a cara da musli com sua combinação fashion: lenço xadrez na cabeça, blusa de onça, calça viscose solta e enfiadas na bota, me olhando feio, ao atravessar toda a sala de aula para ir ao banheiro. 
Tem que rir né????

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Devaneios!!!

O frio está vindo, juntamente com sua parceira "luminosidade". Ontem, o sol nasceu 07:24 da matina e se pôs às 19:31, completando o ciclo de 12 horas de luminosidade, o que implica que cada dia a noite vai chegando mais cedo, adeus aqueles dias lindos de céu claro, às 22:00 hs da noite. E pior em partes, que ainda vou pegar aquele entardecer "noturno" das 16:30 hs. Quando chegamos aqui, em Dezembro de 2011, ficamos alguns dias hospedados em Jülich, cidadezinha próxima de Aachen. Eu olhava pela janela e exatamente às 16:30 virava noite, os carros com faróis ligados e aquela sensação que o dia seguinte nunca chegava. Confesso, que não gostei nada disso. Muito pelo contrário, fui obrigada a fazer    as coisas em função desse horário. Quando ia ao supermercado, enfrentando alguns fatores como: frio intenso, vento, falta de luminosidade e arvores peladas, eu logo olhava o relógio...pois, eu não queria estar na rua quando aquela "noite" surgisse repentinamente. Aff!! A coisa que mais me afetou psicologicamente aqui foi isso. E o que me conforta é saber que quando isso ocorrer neste ano, estarei curtindo dias ensolarados no Brasil. Nunca havia percebido, mas necessito de luz solar para ser feliz e viver de bem com a vida. Sem dúvida, a vida fica mais "colorida". E cor para mim é TUDO.
Quem quiser acompanhar a "sessão tortura", deixo o link http://www.timeanddate.com/.

Enquanto isso, no Deutschkurse estamos preparando para a reta final.....sim, creio que inicio de Outubro encerra-se "os trabalhos" por lá. Schade!! Sentirei falta da turma e de vir aqui contar "os causos do povo", mas calma lá...ainda tenho uns dois meses no máximo, antes de levantar o acampamento e já estou olhando outras coisas para estudar e claro, conhecer mais umas pessoinhas. 
Só adianto que a coisa tá ficando preta por lá...dando nó na cabeça de todo mundo...também quem disse que seria fácil né? Para mim, a coisa só está começando e no Brasil vou dar continuidade.

A festa tão badalada a Oktoberfest já começou em München, e a cidade anda um pouco vazia, pelo menos ali pelas bandas da RWTH, vulgo "Pontsstrasse", lugar de maior contingente de jovens estudantes rsrs. Afinal, a festa se encerrará dia 07 de Outubro...até me lembrei daquela música agora "beber até cair". Vixe, literalmente tô fora. Gostaria, que tivesse uma festa dessas com refri de garrafinha bem gelada de todos os sabores. Oi? têm alguém aí lendo meus devaneios? rsrsrs.


Bjitos.

domingo, 23 de setembro de 2012

O Atomium...

O Atomium está para Bruxelas, como a Torre Eiffel está para Paris. Ambos lindíssimos, imponentes e de pensamentos diversos ao se observar. Pensamentos do tipo: Como foi feito isso? Nossa..isso será que cai? Essa estrutura existe mesmo? ou até imaginar que em cada vértice existe um ecossistema...rsrs.

O Atomium foi construído em 1958 no âmbito da Expo 58 "... foi a primeira grande Exposição Mundial, depois da II Guerra Mundial. Perto de 15.000 trabalhadores passaram três anos construindo o que viria a ser "o modelo de átomo". O local escolhido foi Heysel, a sete km próxima do centro de Bruxelas. Naquela época mais de 42 milhões de pessoas visitaram a exposição, voltado para o apelo a um discurso à paz mundial e ao progresso econômico pelo rei Balduíno I ". Com 103 metros de altura, o Atomium representa um cristal elementar de ferro ampliado em 165 bilhões de vezes, com tubos que o ligam em 09 partes, formando 08 vértices.

As esferas de ferro com cerca de 18 metros de diâmetro, estão ligadas por tubos com escadas no seu interior com um comprimento de cerca de 35 metros. As janelas instaladas na esfera do topo oferecem aos visitantes uma vista panorâmica da cidade e do parque no entorno. Outras esferas têm exposições sobre os anos 50. E por fim, as outras três, às quais só se tem acesso por tubos verticais, estão fechadas ao público por razões de segurança. O marcos em outra visita já tinha entrado e não havia achado nada de mais, assim desta vez não entramos e pelo que percebi não há tanta procura para entrar, claro, em relação à Torre Eiffel com suas filas imensas.

Planejada inicialmente para durar apenas seis meses, foi projetada pelo arquiteto André Waterkeyn, porém o local virou para obrigatória para os turistas e curiosos. Muitos consideram o Atomium um ícone nacional, revitalizando e interagindo com o Manneken Pis, o Estádio Balduíno I, o centro de congresso e o Parque da Mini Europa, uma atração ótima para a criançada.

O dia estava ensolarado e lindo. Tudo fica mais bonito quando o dia está "blue".






Fonte: http://pt.wikipedia.org/

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

...meus primeiros dias de Alemanha!!!

Remexendo nossos arquivos de fotos, encontrei essa muito engraçada, do meu primeiro dia em "terras germânicas"...tentando fazer contato com alguém daqui...oi? cê trabalha aqui? rsrsrs


Fazendo um segundo contato com um material alienígena...

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Parlamento Europeu em Bruxelas

Parlamento Europeu é a instituição parlarmentar da União Européia. Eleito por um período de 5 anos por sufrágio universal direto pelos cidadãos dos estados-membros, o Parlamento Europeu é a expressão democrática de 500 milhões de cidadãos europeus. Constitui assim a Assembleia eleita nos termos dos Tratados, do Ato de 20 de Setembro de 1976. No Parlamento Europeu estão representadas, a nível de formações políticas pan-europeias, as grandes tendências políticas existentes nos países membros. Tem sede em Estrasburgo, na França e o parlamento em Brussel, Bruxelas.
O presidente do Parlamento Europeu é o socialista alemão Martin Schulz, eleito em 17 de Janeiro deste ano.





Pode-se dizer que a história do euro se iniciou de forma quase paralela à história da própria União Europeia. Assim, logo após a Segunda Guerra Mundial, surgiu a necessidade de estreitar as relações diplomáticas entre os países europeus, no sentido de unir forças para recuperar a economia do velho continente, a qual se encontrava totalmente arrasada pela Grande Guerra.

O primeiro passo para a criação do euro foi o Tratado de Roma. Assinado em 1957, o mesmo tinha o fim de aperfeiçoar as políticas econômicas, eliminar barreiras comerciais e promover a circulação de força de trabalho e capital entre os países europeus. Após as primeiras falhas do sistema Bretton Woods, o qual consistia na vinculação das moedas europeias ao dólar, surgiu a ideia de unificação monetária do continente. Em 1969, foi solicitado ao primeiro-ministro de Luxemburgo um relatório sobre o tema, marcando oficialmente o início da discussão sobre a adoção de uma nova moeda.

Outros dois importantes avanços na direção da criação do euro foram a criação do Sistema Monetário Europeu, em 1979, o qual limitava as taxas de câmbio entre as nações europeias, além do Ato Único Europeu, em 1986, tratado que removeu drasticamente barreiras, impostos e outros tipos de restrições entre os países, formando a base para a criação de uma moeda única.

Em 1992 é criada oficialmente a União Europeia, já levando consigo a ideia de uma nova unidade monetária. O nome “euro” foi escolhido em 1995, tendo começado a circular somente em 2002.

Os países envolvidos são: Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Espanha, Polônia, Romênia, Países Baixos, Bélgica, República Checa, Grécia, Hungria, Portugal, Suécia, Austria, Bulgária, Finlândia, Dinamarca, Eslováquia, Irlanda, Lituânia, Letônia, Eslóvenia, Chipre, Estónia, Luxemburgo e Malta.




Fonte: http://www.historiadetudo.com/ und www.wikipedia.org

Passeio em Brugges

Há mais ou menos 1 hora de Bruxelas de trem encontra-se essa cidadezinha linda, aconchegante e romântica, chamada Brugges. Encantadora!!! Ruas estreitas de pedras e ao longe o barulho do vai e vem das charretes; bicicletas indo e vindo para todos os lados; ruas de comércio similares dos grandes centros; chocolaterias de dar àgua na boca - eu nunca vi tanta loja de chocolate assim - A arquitetura belíssima dos castelos, igrejas, praça principal...e claro, natureza viva e interativa, cercada por seus canais em estilo "la vienense".  
Adorei passar o meu primeiro dia com meus reais 35 anos....rsrsr. 













segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Nosso final de semana...

No final de semana, após momentos exaustivos de estudo, eu e o amoreco fomos dá umas voltinhas, afinal do dia estava iluminado e como sol aqui é "artigo de luxo", fomos em direção do mesmo. O comércio e as ruas de Aachen estavam lotadas, pois desde de quinta feira acontecia o festival "September Special", com vários palcos de música rolando e barraquinhas. Assistimos alguns shows, porém o que chamou nossa atenção foi a roda gigante instalada entre a DOM e a prefeitura. Não pensamos duas vezes, e lá estávamos nós na fila...rsrsr...a principio era para os astronautinhas, ops crianças, mas quem disse que não sou criança??? rsrsr. Aff, que frio na barriga e mão suando...tá doido!!! Depois, fomos tomar um chocolate quente delicioso e rumo para casa.









No domingo fomos passear pelos campos rurais de Aachen, aqui bem próximo de casa. Além de morar praticamente dentro do parque, somos cercados a poucos metros por uma zona de pastos. Que privilégio esse heim?? Poder reviver às raízes quando bem entender. O cenário e o cheirinho de esterco fez da nossa tarde, momentos mais especiais. 








sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Pérolas no Deutschkurse

O frio está chegando de mansinho, voltei a usar botas, cachecol e blusa de frio. Nem tudo é flores, né?
Lá no Deutschkurse tá uma tensão e adrenalina de fazer medo...rsrs. Como o teste oficial está agendado para o início de Novembro e com o volume e complexidade da gramática, não era prá menos né?!!
Estamos num ritmo de concentração e ajustando os erros clássicos, com bastante exercícios, exemplos e testes. Próxima semana, teremos mais alguns testes...

Apesar do clima, às vezes nos divertimos com algumas situações. Hoje, por exemplo, estávamos estudando "Konjuntiv II von würden, hätten, können e sein ". E a professora Anete, pediu para que fizessemos frases em cada um dos tempos verbais. No "sein", você fala da sua situação real/atual e logo você fala do um sonho ou desejo. Bom, vou explicar melhor e logo falar a frase de um dos colegas, que me fez vir aqui registrar a situação que dei muitas risadas, alias todos deram, com excessão de uma.

Konjuntiv II von sein

Ex:  Ich bin ein Designerin, aber ich wäre gerne eine Ballettänzerin, traduzindo: Eu sou designer, mais eu gostaria de ser Bailarina. 

O Tanafá da Tailândia que é casado com um alemão lê sua frase para a sala:
Ich bin ein Mann, aber ich wäre gerne eine Frau, traduzinho: Eu sou homem, mais eu gostaria de ser uma mulher. 

...... RISADA GERAL .......Quando olhei para uma das muçulmana, ela fez uma cara feia de reprovação e balançava a cabecinha...rsrs. Acho que eu ri mais disso, do que propriamente da frase. Fiquei, imaginando o que ela acharia ao ver a parada gay em sampa...aahahahahhahahha. Ela ia ter um surto. Isso sim!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Momentos felinos!!!

Se têm uma coisa que não é novidade para ninguém é a paixão que tenho pelo meu gato Lord. Já tive muitos gatos e cachorros em Belo Horizonte e cada um deixou uma carga de importância em minhas histórias contadas e (re)contadas por mim, não é Amoreco?? rsrsrs. O Lord foi diferente, afinal nós que o escolhemos, bom! às vezes há indícios que ele que nós escolheu. Sei lá. rsrs. Não importa, a ordem dos fatores, só que "ele", é nosso animal de estimação. E estimamos por ele, lembrando sempre das coisas que ele aprontava, das brincadeiras e sem dúvida, bate saudades!! Mas, algo bem suportável agora, diferentemente de alguns anos, meses atrás. Saber que ele está bonzinho, engraçadinho e se divertindo na casa do Tio Anthony e Tia Regina e prima Mima, nos conforta.
Vi essa foto no facebook e achei a cara do meu Lord...rsrsrs. 


E as atitudes de Simons Cat nos tiram do sério!!! rsrsr. Simons virou nosso "cat " de estimação, claro nos dá menos trabalho que o Simons "Lord", que têm pelinhos e unhinhas que arraham mesmo. É uma diversão assistir aos filminhos protagonizados por ele e seu dono condencendente, afinal confirma a tese que "nós" que somos seus animais de estimação. Kkkkk. Estou totalmente de acordo e tanto eu como o Marcos somos vitimas das "Simonsises"de Lord em nossa grande casinha de 40 m2.


Só quem têm esses "bixus" em casa para saber as barbaridades que fazem conosco. Rssrsr


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Café e prosa com as amigas Brasucas!!!

Hoje a Lari convidou as amigas "la Brasucas" para um lanchinho da tarde, prá modo a gente prosear, sabe!! Lá, conheci a Fernanda, que é lá da minha terrinha, chamada belzonte e a Gisele de Brasília. Falamos de tudo um pouco e todas juntas...rsrsrs. 
Com o dia chuvoso e frio de Aachen, fizemos desse encontro apararentemente simples, algo bem alegre e descontraído. Foi muito divertido.
Adoro vocês meninas!!!

TATI, FER, ROSE, LARI, ADRYA, EU E GI

terça-feira, 11 de setembro de 2012

07 de Setembro!!!

O dia amanheceu e ao contrário do Brasil, aqui não era feriado...Buá Buá. É o primeiro desses 35 anos em que passo esta data em um dia normal, onde precisou "enforcar"a aula e o trabalho. E a ausência do desfile de 07 de Setembro. Nossa!! A ficha não caia. Meu aniversário? Mas como? Não tá parecendo? rsrsrs eram minhas falas e pensamentos interno. Não passava de uma sexta feira comum...aff!! Bom, o jeito foi fazer dela especial. E deu certo. Foi um dia e tanto!!!

Fomos para Hauptbanholf tomar o trem em sentido à Brussel. Paramos na primeira cidadezinha próxima de Aachen, cahamada Hergenrath e compramos um ticket em que você pode viajar por toda Bélgica "10 tickets", a cada partida e chegada você escreve o roteiro e vai contabilizando. Bem econômico. 




Chegamos lá em torno das 13:00 hs e fomos comer um lanche. O dia estava ensolarado e completamente azul, o que realçava a arquitetura de lá, a deixando completamente exuberante.


 Nem para comer ele tira a mão do piu piu!!! kkkkkk





Esse menininho fazendo xixi é o símbolo de lá, praticamente em tudo que você olha, lá está ele estampado...kkk. E para tirar essa foto, foi uma luta. Só perde para o quadro da Monalisa no Louvre em questão de clicks. kkkkk. E ambas realmente são minúsculas em relação a sua repercussão. Bem que aquele ditado se enquadra bem aqui "nos menores frascos que encontra-se os melhores perfumes". Hum!! Será??? kkkkkk.

SIMBOLO DE BRUSSEL
Praça principal da sede do governo. Lugar de encontro, muitos olhares e clicks, pessoas de todos os cantos, sentadas, conversando, comendo e observando atentamente o conjunto arquitetônico. Que num, primeiro momento parecem ser iguais, porém aos olhos atentos cada um com sua particularidade. Eu, a imaginava maior, não sei porquê?.

Os parques lembravam e muito os de Paris. 


 Depois de um dia agitado e de novos olhares fechei meu aniversário caminhando pelas ruas de Brussels, a onde passa o bondinho diariamente. Ótimo dia!!!