Sempre gostei das estampas em Toile de Jouy (a pronúncia correta é toá de Juí), desde do dia em que vi em uma revista de decoração. Aquelas coisas de amor à primeira vista. Achei chique e extremamente delicado e fui conhecer mais sobre sua origem e representação em suas formas, situações apresentadas, o contorno dos desenhos estampados. Tudo aquilo teria que ter um porquê, né? . A estampa é de origem francesa e foi criada no século 18, ressaltando cenas da charmosa e pacata da vida nos campos, da natureza e da fauna e flora sobre fundo branco ou cru em algodão ou linho, tão significativos no cenário francês.
O sistema de impressão foi desenvolvido por Christopher-Philippe Oberkampf, em Jouy, um lugarejo perto de Versalhes na França, no século XVIII. Mais tarde, passou a retratar cenas burguesas, fábulas e episódios históricos com personagens inspirados na literatura e na arte da época, na Europa. O tecido passou para a história como toile de jouy (tela de jouy), ganhando novas cores. Humm!! Explicadissimo, porque gosto tanto, afinal amo de paixão o Sul da França, com seus campos repletos de lavandas, cheiros e História.
E atualmente tem sido usado e muito em decoração de quartos de bebê < que charmeee!!! > , em objetos decorativos, como abajur, almofadas, roupas de cama, quadrinhos e por aí vai...Ele pode ser encontrado em tons de rosa, vermelho, azul, bege, lilás e em verde. Creio que o azul é o mais explorado pelos apreciadores.
INSPIRAÇÕES |
E aqui em casa eu estava precisando de uma colcha e as fronhas e não encontrava nada muito "em conta", afinal não queria investir em algo caro que ao voltar para o Brasil teria que deixar por aqui mesmo. E andando pelas ruas de Aachen "nunca faço isso né? "rsrsr. Encontrei esse conjunto bemm barato e com a estampa que eu gosto tanto. Não pensei nem duas vezes e a trouxe. Ficou bem legal e me atendeu perfeitamente.
E como ando fazendo minhas "artes" fiz alguns pássaros em ponto cruz, para complementar a atmosfera bucólica e campestre da decoração.
SEM MEUS PÁSSAROS |
Esse é meu cantinho...minhas "artes"em ponto cruz < uma delicia de fazer!!! > É tão prazeroso ver o resultado final e amoo pássaros. O abajur eu comprei por aqui mesmo, muito bonito de pachtwork e ainda por cima com a cúpula bem diferente, meio "la oriental". A minha santinha lindaa "Nossa senhora da Guia" hehe. Eu a trouxe junto com a mudança, não ia perder a oportunidade de me sentir mais protegida e bem acessorada por aqui. Já meu buda eu amoo, porque amo tudo que representa essa atmosfera zen < identificação espiritual > e o terço que o envolve foi presente de Portugal de uma amiga. Aqui acendo minhas velinhas aromáticas, incensos e claro, minhas leituras.
Lindo amiga!!
ResponderExcluirObrigada "Crone"
ExcluirBjitos.
também adoro essas estampas!!!! nas lojas de tecido para roupas e estofados aqui no RJ tem uma mais fofa que a outra!!!! Bjs, Alice
ResponderExcluirOlaaa Aliceee.
ExcluirEu adoroo essas estampas,desde que tomei conhecimento. Certa vez, vi um quarto de bebê que fiquei encantada. Adoro mesmo e tem muito a ver com o meu estilo de vida.
RJ preciso conhecer mais fundo. Sinceramente, para mim é a cidade mais linda que já fui na vida. Ainda guardo na memória a luminosidade do por de sol. Belissima. E não é atoa que foi homenageado aqui em Aachen.
Grande beijooo
Me indica essa loja, preciso renovar minhas roupas de cama! Beijos
ResponderExcluirEI Lari. Demorei mas tô aqui!!!
ExcluirEntão foi na IKEA...super barato e tem outras estampas lindas....
Vamos marcar de ir lá?
Bjocas pra vc e as meninas.
Ely