Hoje comemora-se o 1 de Abril, intitulado como "dia da Mentira", ai! ai!. Há aqueles bem humorados que tentam lhe passar uma peça e aqueles que nem se quer fazem qualquer tipo de co-relação com o feito. Como uma boa mineirinha que sou vou falar um pouco do que se trata e pasmem de onde surgiu tal iniciativa. "... Há muitas explicações para o 1 de Abril, ter se transformado no dia da mentira, dia das petas, dia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira, surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março < essa informação é novidade prá mim>, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX da França, determinou que o Ano Novo, seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança < nenhuma novidade né?!! > e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas, que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como "plaisanteries".
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos (de abril)"; na Itália e na França, ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".
No Brasil, há rumores, que o 1 de abril começou a ser difundido em Minas, outros falam que foi Pernambuco e eu vou "mentir", que foi numa cidadezinha chamada "Itapipoca do extremo norte do RS - Logo ali!, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente < êta senso de humor, rsrsrs >.
Walt Disney criou uma versão para o clássico infantil Pinóquio, dando ênfase à brincadeira, mostrando para a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pessoas. Ziraldo, um escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, também conta histórias sobre as mentiras, através do tão famoso personagem, o Menino Maluquinho. Em "O Ilusionista", Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.
Busquei umas charges para ilustrar e colorir esse dia!!
http://www.alvarodias.blog.br/ |
http://latuffcartoons.files.wordpress.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário