Na Alemanha, desde a Idade Média, diversas regiões comemoram as tradições do mês de maio, conhecida como Maibaum. Ainda hoje, jovens rapazes deixam galhos de árvores decorados na frente da casa da mulher amada, como prova do seu amor. Por se tratar, de ano Bissexto, inverte-se o alvo. Ao invés dos rapazes expressarem seu amor e admiração, a bola da vez "são eles". Sim!! Este ano, em especial, o ato tem que partir da mulherada. Será, que vai funcionar!!! eheheh.
Maio é um mês de tradição e festividade para os alemães. Há séculos, ele é festejado em regiões católicas do país, inclusive aqui em Aachen. Ainda hoje, a virada do dia 30 de abril para o dia 1º de maio é comemorada com festas e música, na Tanz in den Mai (Dança maio adentro). O costume é mantido principalmente nas regiões rurais, pelos rapazes solteiros locais, organizados em associações e "clubes de maio".
Na Idade Média, em regiões de influência católica, o relacionamento entre homens e mulheres era restrito, de forma que os jovens de sexos opostos tinham dificuldade para se conhecer, também não haviam tantos recursos assim, para diminuir essa falta de proximidade, do tipo "quebrar o gelo". Para eles, a Dança de Maio era a única oportunidade para iniciar um namoro. He he he! fiquei a imaginar, a tamanha ansiedade para chegada dessa data, os preparativos e os "coxichos com as amigas " . Uma coisa é certa e garantida, havia sem sombra de dúvida, uma dose extra de romantismo.
No final de abril, os jovens tinham a chance de disputar as garotas em uma espécie de leilão (ahahahaha), ainda bem que não era Bingo né?. O dinheiro arrecadado na ocasião financiava o baile. O ganhador tinha o direito de sair para dançar com a garota "arrematada", durante todo o mês. Bons tempos eram esses né? Imagino isso, no qual um simples ato de tirar para dançar, do preparo para o grande dia, do olhar, de conquistar superavam quaisquer pretensão do dia.
Como prova de sua afeição, na madrugada do 1º de maio ele deixava um galho de árvore enfeitado na frente da casa da amada. Tratava-se também de um claro sinal para os eventuais concorrentes. O costume ficou conhecido como Maibaum (Árvore de Maio). Êta ansiedade do dia seguinte!!! kkkkk.
Segundo a tradição, a árvore em frente à casa da amada |
De acordo com a tradição, o interessado deveria decorar um galho, colocar uma placa com o seu nome e deixá-lo na frente da casa da pretendida, para indicar que ninguém devia se aproximar dela. Ops! que já tinha um dono (ex pretendente ) e um futuro promissor juntos.
Geralmente, a tradição de maio dava resultado, e muitos dos jovens se casavam. Nas vilas, a Dança de Maio era uma forma para os jovens se conhecerem sob a vigilância dos pais e constituírem família dentro da comunidade local.
Percorrendo as ruas e os comércios de Aachen, me deparei com várias vitrines em "estilo romântico", cheguei até pensar que era dia dos namorados de novo, mas nada! O assunto agora é mais em baixo direto, pois segundo reza a tradição, a galha com os papeizinhos coloridos é praticamente uma manifestação explicíta de alguém apaixonado e com boas intenções. Será? ahahahaha.
Ich Liebe dich! Não esqueçam de dizer ao seu amante...: ))))).
Numa galeria aqui perto... |
Loja de flores na esquina de casa |
Nenhum comentário:
Postar um comentário