quarta-feira, 31 de outubro de 2012

À bruxa tá solta...

Ando sumida eu sei! Nos últimos dias estive curtindo a beça a presença do meu irmão Marcelo e da minha cunhada Kele, me sentindo em plena férias, daquele tipo em que você sai sem horário para voltar; entra em tudo e em qualquer loja para GASTAR e não dá as famosas espiadinhas; almoço quando desse vontade e por aí vai. Eles aproveitaram bastante o "outono la Alemanha" e andamos muito. Já nos últimos dois dias a temperatura mudou radicalmente e também puderam apressiar e sentir na pele o "frio la Alemanha", para um bom belorizontino esse frio é de "arrancar o côro"rsrs. Já estou sentindo falta da casa cheia, porém agora é por a mão na massa e ir desmontando o circo...afinal tão em breve volto para terrinha. 

Hoje aproveitei o feixe de sol e fui caminhar pelas ruas e lojas de Aachen, a "caça às bruxas". Já que hoje em várias culturas e países celebram esse dia. Sinceramente, não consigo achar nenhum sentido nisso....comemorar o dia das bruxas me fez refletir o que venha a ser BRUXA. Várias coisas passaram pela minha cabeça, do tipo será que é uma mulher feia; talvez má ou que tenha poderes, mas que poderes seriam esses que ainda a tornam bruxa, ao passo que se tem poderes porque não ser fada. Pensei durante o caminho, que diabos é essa coisa de halloween??? E francamente, não consegui achar relação x motivo para entender o sentido da coisa. Até tentei relacionar, quando estava na fila do provador da H&M e ví duas funcionárias de lá completamente tatuadas de forma estranha e sem critérios..aff!! achei aquilo digno da data de hoje. Mas, mesmo assim entrei no google e busquei rapidamente um registro sobre o fato. 

Segundo o wikpedia: O primeiro registos do termo "Halloween" é de cerca 1745. Derivou da contracção do termo escocês "Allhallow-even" (véspera de todos os santos) que era a noite das bruxas. 

Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: Hallow Evening → Hallowe'en → Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.

Outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de todos os santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.

Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses no séc. XIX ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica.
Pelas ruas tentei até achar alguma relação...mas em vão. O que prova que não faz sentido nenhum isso, pelo menos para mim, somente o termo "à bruxa tá solta" em alusão aos "dias de problemáticos". E tá mesmo com tanta catastrofe acontecendo...
Amanhã é feriado de finados por aqui e nada abre e quero "sossego".

Nenhum comentário:

Postar um comentário