terça-feira, 2 de outubro de 2012

Feriado da Reunificação da Alemanha


O Dia da Unidade Alemã ou "Tag der Deutschen Einheit" é o feriado nacional da Alemanha, celebrado no dia 3 de Outubro desde 1990, quando o território da antiga República Democrática Alemã (RDA ou Alemanha Oriental) foi incorporado à República Federal da Alemanha  (RFA ou Alemanha Ocidental). Amanhã celebra-se a reunificação das "Alemanhas".

A foto ao lado mostra as duas cópias do acordo da reunificação nos arquivos do Ministério das Relações Exteriores em Berlim.
Uma escolha alternativa era o dia da queda do Muro de Berlim- 9 de Novembro de 1989 , que coincide com o aniversário da proclamação da República Alemã em 1918 e com a fracassada primeira tentativa de Golpe de Estado de Adolfo Hitler (o Putsch da Cervejaria) em 1923. No entanto, essa data também coincide com o aniversário do primeiro pogrom nazista contra os Judeus (a Noite dos Cristais) em 1938, pelo que a data foi considerada inapropriada como um feriado nacional. Assim, o dia da reunificação formal - 3 de outubro de 1990 - foi o escolhido.

Antes da reunificação, na Alemanha Ocidental o "Dia da Unidade" (em alemão: Tag der deutschen Einheit (sem o "D" em maiúsculas)) era celebrado dia 17 de Junho, em memória da derrota na Revolta de 1953 na Alemanha Oriental contra o regime estalinista. A revolta foi esmagada com a ajuda soviética e estima-se que o número de mortes tenha ultrapassado as 100 pessoas. Por outro lado, o feriado nacional da Alemanha Oriental- o "Dia da República" (em alemão: Tag der Republik) era celebrado a 7 de outubro, em comemoração da fundação do país em 1949.

Como diria meu "papis" Alemanha é Alemanha....FODA.
 




                                              
Fontes de conhecimento sobre o assunto: Livro de Luiz Alberto Munis Bandeira - A Reunificação da Alemanha, da Editora Unesp.
http://www.youtube.com
http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário