quarta-feira, 31 de outubro de 2012

À bruxa tá solta...

Ando sumida eu sei! Nos últimos dias estive curtindo a beça a presença do meu irmão Marcelo e da minha cunhada Kele, me sentindo em plena férias, daquele tipo em que você sai sem horário para voltar; entra em tudo e em qualquer loja para GASTAR e não dá as famosas espiadinhas; almoço quando desse vontade e por aí vai. Eles aproveitaram bastante o "outono la Alemanha" e andamos muito. Já nos últimos dois dias a temperatura mudou radicalmente e também puderam apressiar e sentir na pele o "frio la Alemanha", para um bom belorizontino esse frio é de "arrancar o côro"rsrs. Já estou sentindo falta da casa cheia, porém agora é por a mão na massa e ir desmontando o circo...afinal tão em breve volto para terrinha. 

Hoje aproveitei o feixe de sol e fui caminhar pelas ruas e lojas de Aachen, a "caça às bruxas". Já que hoje em várias culturas e países celebram esse dia. Sinceramente, não consigo achar nenhum sentido nisso....comemorar o dia das bruxas me fez refletir o que venha a ser BRUXA. Várias coisas passaram pela minha cabeça, do tipo será que é uma mulher feia; talvez má ou que tenha poderes, mas que poderes seriam esses que ainda a tornam bruxa, ao passo que se tem poderes porque não ser fada. Pensei durante o caminho, que diabos é essa coisa de halloween??? E francamente, não consegui achar relação x motivo para entender o sentido da coisa. Até tentei relacionar, quando estava na fila do provador da H&M e ví duas funcionárias de lá completamente tatuadas de forma estranha e sem critérios..aff!! achei aquilo digno da data de hoje. Mas, mesmo assim entrei no google e busquei rapidamente um registro sobre o fato. 

Segundo o wikpedia: O primeiro registos do termo "Halloween" é de cerca 1745. Derivou da contracção do termo escocês "Allhallow-even" (véspera de todos os santos) que era a noite das bruxas. 

Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: Hallow Evening → Hallowe'en → Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.

Outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de todos os santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.

Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses no séc. XIX ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica.
Pelas ruas tentei até achar alguma relação...mas em vão. O que prova que não faz sentido nenhum isso, pelo menos para mim, somente o termo "à bruxa tá solta" em alusão aos "dias de problemáticos". E tá mesmo com tanta catastrofe acontecendo...
Amanhã é feriado de finados por aqui e nada abre e quero "sossego".

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dias agitados

Meus dias têm sido de puro agito, com a presença do meu irmão e cunhada estamos dando nossos rolês por Aachen e imediações deixando o bolso do marcos mais leve..rsrs. E graças aos bons deuses o tempo anda conspirando à nosso favor. Dias lindos, ensolarados e com os nuances provenientes da estação mais linda que eu presenciei na vida, o outono. Nossa, ando dando meus clicks para tudo quanto é lugar, uma necessidade absurda de eternizar esses momentos. Logo, volto com um post ilustrando todos presentes aqui. Hoje, dando aquela espiadinha no face, me deparei com essa foto muito  real e engraçada, tipica para aqueles que têm essas criaturinhas dentro de casa. E me deu uma saudade do Lord, afinal ele ocupava uma boa parcela da nossa cama e de fato bemmm no meio...rsrsrsrs. Deixando os seus donos subordinados à beira do abismo. Simplesmente adorei. 

Um beijo.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O trêm bom sô.

Humm...ando sumida né?? É por uma boa causa...aliás ótima causa, pois meu maninho querido e cunhadinha chegaram aqui em casa hoje, depois de alguns bons meses sem nos vermos. Graças a Deus a viagem foi super tranquila e o tempo aqui resolveu conspirar à favor deles. Ou seja, teremos alguns dias mais quentes e proveitosos. Agora, é só aproveitar as novidades.....e claro, deu para matar um pouquinho da saudade do cheirinho do café mineiro, de algumas bolachinhas que eles trouxeram, como o passatempo, tomar um banhozinho gostoso com bucha vegetal e sabonete cheiroso da natura e claro, ver a carinha da minha mãe pelo skype vendo a gente degustar das coisas gostosas que têm por aqui. O família danada de boa essa minha. O trêm bom sô.

e você aí que me acompanha,

Só espero que seja coisas bem legais....

Bjim e bom final de semana.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Estar Outono....

Só posso dizer que é a estação mais linda que eu já vi na minha vida. Esse nuance de cores puxados para os tons de terra são meus favoritos, não é atoa que sou regente desse elemento, como toda virginiana que se preze. No Brasil nunca consegui saber exatamente quando era outono ou inverno, tudo muito parecido. Ao contrário, aqui é muito bem definida. E curtir essa fase, digamos madura do mundo vegetal, vai muito de encontro com o que estou vivenciando e passando. Não resta dúvida,  "estar outono" é a única coisa que estou agora. 


















Chá de Outono...

Depois de "todos" os sentimentos estranhos e novos que me ocorreram nestes últimos dias.... aqui estou eu de novo buscando forças para cumprir de forma alegre e feliz o restinho de Alemanha. Nossa, nem acredito que próximo mês estarei de volta com mala e cuia. MEU DEUS!!! 

Enquanto isso quero aproveitar cada instante na companhia das amigas "brasucas" que eu gostoooo demaisss. Quando estamos todas juntas só dá confusão e claro, muitos risos. Ta aí, vivo de risos e brincadeiras...definitivamente detesto cara amarrada. E tristeza não combina comigo...não por muito tempo. Meu forte é rir e fazer das pessoas o meu riso. Com isso, espanto a tristeza, a saudade, a nostalgia...

Hoje recebi as "brasuquinhas" aqui na humilde residência..rsrs. E nem preciso falar o que deu né!
Não sobrou nenhum pão de queijo e chipa prá contar estória. rsrs Foi bom demais meninas, até a próxima....amanhã né? rsrsrs








ALEMANETES

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Coração vazio...

Meus dias andavam tristes e sem nenhuma ou completa falta de inspiração, já que mergulhada na tristeza e na espera de notícias. A cada relato da saúde da minha vó, eu me escondia mais ainda dentro da imensidão dos meus sentimentos. Não sei agora, se isso é possível, metaforicamente falando era o que estava sentindo. Um mix de pensamentos e todos me levavam há um único lugar "a casa da minha vó". Ao contrário de muitas crianças e adolescentes que em férias viajavam ou passeavam, estimulando novos olhares e explorando novos lugares e ao retorno trazendo novidades. Eu e meu irmão pouquíssimas vezes passamos por isso, para nossa sorte passamos todos esses longos anos na "casa da minha vó", "no quintal da minha vó", "brincava na rua da minha vó". Em resumo, vivemos intensamente e presencialmente "a minha vó". E foram momentos maravilhosos, que agora todos vêm a tona e como passou rápido...

Ela era única, pois os outros avós eu não tive contato por terem morrido cedo. Guardo alguma lembrança do meu vô, enquanto eu pequena dormia entre os dois, ou quando ele arrumava minha sombrinha, ou tocava o violão. Por um acaso, no dia da sua morte a entrada do hospital foi liberada para a visita das crianças, e lá estava eu vendo meu vô na cama prestes a partir. Não era para menos, minha vó ficou neste mesmo hospital até sua partida, porém ao contrário não estive lá para despedir. Meu último contato com ela foi exatamente há um ano atrás, quando estava em BH para despedir do pessoal porque viria no mês seguinte para Alemanha. Ela me desejou muita sorte e ficou a promessa de me esperar para seu aniver de 90 anos em Janeiro. Acreditei nisso, tanto que comprei até uma vela linda de 90 anos. Pena!! 

Ela foi ficando fraquinha e doentinha e a promessa foi ficando cada vez mais complicada. A gente sempre comentava que "quando ela morresse seria como um passarinho..", aff!! Ela sofreu muito. E foi perseverante e forte também. Sim, ela era forte, alegre, engraçada, franca, critica, protetora, apaziguadora, diplomata, negociadora, observadora e acima de tudo correta. Meu exemplo. 

Ontem ela deixou de lutar contra tudo e rendeu-se ao fim de um ciclo. Ela era tão especial que despediu-se da vida terrena numa primavera de céu azul, flores e pássaros, onde a liberdade e leveza são as premissas dessa estação e aqui dentro de mim no outono, onde a maturidade chega ao seu ápice e  pela janela vejo cada ciclo de vida vegetal caindo das árvores e balançando no ar até tocar no chão. 

Desejo que ela seja feliz em algum lugar que esteja e que continue olhando por nós aqui. E principalmente continue coçando minha cabeça em seu colo, até eu pegar no sono. O amor que eu tenho por ela e pela minha família são os maiores bens de um ser humano. Pena, que tem pessoas que descobrem isso um pouco tarde, graças a Deus eu vivo e convivo com essa divindade. 

Talvez algum dia as coisas se encaixam novamente....
Minha vó sempre será o canto dos passáros para mim....

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Uma "trapalhona" no Deutschkurse

Ontem no curso de alemão fiz mais uma bateria de testes, para avaliar o aprendizado. Só que agora eles estão cada vez mais complexos e rápidos. Além de não poder consultar nada..sniff!! Ainda, por cima, têm que ficar escutando o professor dizer os minutos restantes. Sessão tortura para uma pessoa que ainda engatinha no idioma. Ao chegar na última etapa, a do schreiben, onde você escolhe um dos dois temas propostos, para escrever uma carta. Passado esse stress todo e vendo os colegas que já falam de certa forma fluentemente se descabelarem, geralmente me dá o famoso "branco". Nesse momento, uma outra batalha começa dentro de mim, em conciliar o pensamento nativo de quem só aprendeu um idioma e a gramática alemã e suas declinações e frus frus. Não consigo ainda, fazer muita coisa e fico brigando comigo, a borracha, o tema e o papel nos poucos minutos que me restam. 

Infelizmente é uma coisa que leva-se um tempo para entender, por mais que os professores digam isso para mim eu ainda acho que "a burrice" tomou conta de mim. Saí de lá exausta e me sentindo uma verdadeira "trapalhona". 

Hoje me identifico com esses três momentos protagonizados pelos "os trapalhões". O gostoso de toda essa ladainha foi perceber que ja se passaram alguns bocados anos e ainda continua fresquinho na memória.
CONCORDO QUE "LÍNGUAS/GRAMÁTICA" NÃO É PARA QUALQUER UM....rsrsrsrsr




Feriado da Reunificação da Alemanha


O Dia da Unidade Alemã ou "Tag der Deutschen Einheit" é o feriado nacional da Alemanha, celebrado no dia 3 de Outubro desde 1990, quando o território da antiga República Democrática Alemã (RDA ou Alemanha Oriental) foi incorporado à República Federal da Alemanha  (RFA ou Alemanha Ocidental). Amanhã celebra-se a reunificação das "Alemanhas".

A foto ao lado mostra as duas cópias do acordo da reunificação nos arquivos do Ministério das Relações Exteriores em Berlim.
Uma escolha alternativa era o dia da queda do Muro de Berlim- 9 de Novembro de 1989 , que coincide com o aniversário da proclamação da República Alemã em 1918 e com a fracassada primeira tentativa de Golpe de Estado de Adolfo Hitler (o Putsch da Cervejaria) em 1923. No entanto, essa data também coincide com o aniversário do primeiro pogrom nazista contra os Judeus (a Noite dos Cristais) em 1938, pelo que a data foi considerada inapropriada como um feriado nacional. Assim, o dia da reunificação formal - 3 de outubro de 1990 - foi o escolhido.

Antes da reunificação, na Alemanha Ocidental o "Dia da Unidade" (em alemão: Tag der deutschen Einheit (sem o "D" em maiúsculas)) era celebrado dia 17 de Junho, em memória da derrota na Revolta de 1953 na Alemanha Oriental contra o regime estalinista. A revolta foi esmagada com a ajuda soviética e estima-se que o número de mortes tenha ultrapassado as 100 pessoas. Por outro lado, o feriado nacional da Alemanha Oriental- o "Dia da República" (em alemão: Tag der Republik) era celebrado a 7 de outubro, em comemoração da fundação do país em 1949.

Como diria meu "papis" Alemanha é Alemanha....FODA.
 




                                              
Fontes de conhecimento sobre o assunto: Livro de Luiz Alberto Munis Bandeira - A Reunificação da Alemanha, da Editora Unesp.
http://www.youtube.com
http://pt.wikipedia.org