sábado, 24 de março de 2012

Passeio em Köln (Colônia)

Colônia, conhecida por nós brasileiros, Colónia conhecida pelos nossos conterrâneos portugas, e por aqui chamada de Köln. Em termos de população, a quarta maior cidade da Alemanha e a maior cidade do estado de Renânia do Norte-Vestfália. É um dos mais importantes portos fluviais alemães e considerada a capital econômica, cultural e histórica da Renânia. Com 1.007.119 habitantes (2010) é a 16ª maior cidade da União Européia. Colônia é uma cidade independente (Kreisfreie Stadt) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (Kreis).

Sua localização na intersecção do rio Reno (Rhein) com uma das maiores rotas comerciais entre a Europa Ocidental e Oriental foi a fundação da importância comercial de Colônia. A feira comercial KölnMesse é das maiores e mais importantes da Alemanha. Na Idade Média também se tornou um centro eclesiástico maior e um importante centro de artes e aprendizado. Colônia foi severamente atingida ao longo da II Guerra Mundial.

Colônia tem uma universidade com sete faculdades e aproximadamente 45.000 estudantes (2005), uma das maiores na Alemanha e renomada por sua faculdade de economia. Foi fundada em 1388, fechada durante a ocupação da cidade pelos franceses em 1798, e só reaberta em 1919. Além da universidade, existem mais oito institutos de ensino superior na cidade, privados e públicos, entre eles a Fachhochschule Köln, o maior instituto politécnico da Alemanha. No total, Colônia tem acerca de 70.000 estudantes.

Colônia tem um arcebispo católico. A Catedral de Köln (Kölner Dom), uma igreja gótica, é o marco principal da cidade e seu símbolo não-oficial. Os habitantes da cidade são 43% católicos, 18% protestantes e 39% de outras religiões - com destaque ao Islão, devido a uma forte imigração turca. Até à II Guerra Mundial e à consequente leva de refugiados da Alemanha Oriental, o Catolicismo era a religião da vasta maioria em Colônia.

Colônia tem 31 museus, entre eles a destacar o Museum Ludwig (Arte moderna e contemporânea), oWallraf-Richartz-Museum (Arte do medieval até o século XIX) e o Römisch-Germanisches Museum (Artesanato da época romana), com varias construções subterrâneas da época do império romano.Vinte por cento da população de Colônia não é alemã. Desses, quarenta por cento são turcos.

Colônia é bem conhecida por sua cerveja, chamada de "Kölsch". Kölsch também é o nome do dialeto do alemão que se fala em Colônia e boa parte da Renânia. É dito de forma jocosa que Kölsch é a única língua que se pode beber.

Em Agosto de 2005, Colônia era hospedeiro da XX Jornada Mundial da Juventude (Weltjugendtag), uma das maiores reuniões da juventude católica. Em 2006, Colônia foi uma das sedes da Copa do Mundo que aconteceu na Alemanha. Em Colônia tem uma das maiores Paradas do Orgulho da Europa, tendo nas últimas edições (2004/2005) reunindo entre 600 mil a 1 milhão de participantes.

A Água de Colônia 4711" - tem uma história curiosa: Quando Napoleão invadiu a cidade, ordenou uma renumeração de todas as casas da cidade para maior controle, e coube aos donos da fábrica da Água-de-Colônia o 4711. Napoleão se foi, o número ficou.

Um dos lados da ponte metálica
Passeio à barco nas margens do Rio Reno
Tradição dos cadeados
Fishmarket 
Deixei o nosso ai com uma benção especial
City tour
Catedral de Colônia
Oia como ela e gigante
Loja 4711 "Perfume de Colonia"
Ponte Metálica sob o Rio Reno

Nenhum comentário:

Postar um comentário