sexta-feira, 2 de março de 2012

ElyDecor: Quadros


Eu gosto muito desse item "DECORAÇÃO".Tenho prazer em pesquisar assuntos aqui na net; folear e comprar revistas de decoração de ambientes;  e reportagens/dicas de decoração, afinal é um item que sou muito fã, será porque heim? e principalmente tornar o "meu lar "o mais aconchegante possível, mesmo que isso se aplique como sendo uma moradia temporária. 
O item "Quadros" é algo que gera muitas dúvidas, por exemplo: Como colocá-los? Onde? Em qual (ais) parede (s)? Qual tema usar: fotos, paisagens, natureza ou pintura? E por aí vai...o que de certa forma é algo realmente trabalhoso, mas quando feito com paciência e técnica, o resultado fica muito interessante. O que deve-se evitar é sair furando a parede por todos os cantos e pendurado os quadros sem nenhum critério, pois além de esteticamente ficar feio, também carrega e polui o ambiente. Alguns itens e detalhes que devem ser observados:

Distância dele aos móveis (deve ficar pelo menos 25cm acima do móvel abaixo);
Seu eixo deve ficar na altura dos olhos, evitando que o observador tenha de levantar ou abaixar a cabeça para visualizá-lo. Esta altura pode ser 1,60m ou 1,70m. Caso o teto seja muito alto, os quadros podem ficar um pouco mais altos;
Se existe um elemento marcante no ambiente, como uma mesa de jantar, e você quer pendurar um quadro de tamanho maior, centralize ele baseando-se neste elemento, pois caso contrário, terá dois pontos focais de forte presença concorrendo no ambiente o que poderá gerar uma sensação de cansaço (psicológico);
Se for criar uma parede apenas com fotografias poderá utilizar molduras com tamanhos diferenciados. Coloquei alguns exemplos de ambientes que encontrei navegando pela net, no final vou deixar os links, pois se quiserem naveguem mais nesse universo apaixonante da Decoração!!! Divirtam-se!!!!

----- AMBIENTES ----

Hall: pode-se fixar apenas um quadro, o qual ganhará destaque e será valorizado ou ainda criar uma composição, como mostrada abaixo: um maior apoiado sobre o aparador, dois porta retratos e dois quadros pendurados na parede;
Escadas: acompanhe o alinhamento dos degraus; 
             
Corredor: Utilizar quadros menores (pois serão vistos de perto). Neste caso você está permitindo que pessoas parem neste corredor para observar as imagens. Se quiser que apenas passem, sem parar, uma opção melhor é fazer algum detalhe utilizando papel de parede ou ainda adesivos de parede.
Quadros apoiados (primeira imagem) ou fixados na parede (segunda imagem).

Sala de Estar: Procure uma temática que seja adequada ao estilo de sua sala. Se ela é clássica, paisagens podem ser muito interessantes. Pode-se optar por imagens como campos ou até mesmo figuras humanas ou representações de cenas do cotidiano. Já se a sua sala é mais contemporânea (com linhas mais retas e aspecto “clean”), quadros abstratos podem tornar o espaço mais estimulante ao apresentar cores mais fortes.


Quarto adulto: Sobre a cabeceira o quadro deve preencher toda sua extensão (isso pode ser feito através de composições com 2 ou mais elementos).

Quarto Infantil: Quadros menores, com temáticas infantis ou imagens de animais, ricos em detalhes, podem estimular a curiosidade e o interesse da criança. Já a decoração de quartos de adolescentes pode ser mais colorida e descontraída, ter uma temática e expor a personalidade de quem usa aquele ambiente.


Escritório: Pode-se optar por quadros com paisagens urbanas, animais (como cavalos e aves) e até mesmo imagens “divertidas” que representem o estilo de quem utiliza o ambiente.

Fotos e gravuras criam ótimas decoração quando combinadas com a moldura ideal.

O ideal é que quadros maiores sejam usados em paredes maiores e que sejam vistos de longe, para que o observador tenha uma visão geral do seu desenho. Já os menores podem ser colocados em locais que permitam a aproximação para que seus detalhes possam ser examinados.

Observações:
Se for fixar mais de um quadro na mesma parede, não os deixe muito próximos. Permita que cada um tenha sua identidade valorizada. Utilize também a mesma temática. Ou seja, se um deles retratar uma paisagem campestre, os demais devem seguir o mesmo padrão. Se os quadros estiverem na mesma parede procure alinhá-los pela base, mas se estiverem em paredes diferentes alinhe por sua parte superior.
Se a parede é retangular, o quadro deve ser no mesmo formato ou a disposição do conjunto de quadros deve seguir este formato retangular. O importante é sentir que há equilíbrio na composição.

É possível expressar diferentes sensações através da distribuição dos quadros:
Quadros pequenos e de tamanhos semelhantes, próximos e em alturas diferentes, criam um estilo irreverente, de alguém que gosta de colecionar objetos mas que não preza pela ordem extrema e gosta de brincar com sua disposição (informal).

Uma maneira de organizar este estilo é utilizar quadros com molduras pequenas, com cores semelhantes e temáticas parecidas, como por exemplo, um conjunto de fotos preto e branco. Pode-se até mesmo dispor alguns quadros no chão, apoiados na parede.

Agrupar quadros com molduras, tamanhos e temáticas diferentes (com equilíbrio de pesos e volumes) cria um ambiente descontraído e divertido. Pode gerar a sensação de um espaço cultural, no qual são expostos trabalhos, estimulando a curiosidade.


Ambiente “antigo”: escolher uma cor de fundo mais forte para a parede, como o azul ou o roxo, e dispor quadros com molduras maiores e temáticas como fotos, pode criar um espaço retrô. Neste caso o melhor é optar por uma parede pequena, que será apenas um detalhe no ambiente. Grandes extensões podem cansar quem permanece neste local, já que sua poluição visual é mais forte. 

 
E por fim a escolha da moldura e o mapa:
ComposicaodeQuadro10
Mapa distribuição quadros
A moldura é a responsável pelo acabamento do quadro:
Em telas onde foram utilizadas pinturas e texturas com cores quentes, como vermelho, marrom e amarelo, o ideal é usar molduras com a mesma intensidade de cor, para não fazer um contraste muito grande que cause desconforto;
O desenho de uma moldura deve ter relação com o tema e a densidade da obra. Se um quadro é simples e leve, combina com uma moldura reta e pequena, já uma moldura côncava, ou seja, menos elevada no 
meio do que nas bordas, aumenta a impressão de perspectiva sugerida em uma obra, portanto, é preciso sempre analisar a informação sugerida pelo artista.

UFAAA!!!!!!  Espero que tenha sido proveitoso o "tour".

Fontes:  
Portal Clique Arquitetura.
fotos:Home Offices Sarah Richardson
Fonte: Blog Lar Dulci Lar | Blog Casa de Nós 2
Fonte: Juztimage

Um comentário:

  1. Que difícil né? Eu não levo jeito prá isso, só pendurei o grandão e o resto tá tudo embaixo da cama hahaha, vou ver se me inspiro mais quando voltar de viagem, aí vou pedir sua ajuda! Aproveitar a consultoria free! Beijos

    ResponderExcluir