domingo, 3 de junho de 2012

Mulheres de Burca


 Pelas ruas de Aachen, às vezes me deparo com uma mulher vestida de burca, ou como sempre a nos referimos "mulher de burca", que segundo o wikipedia "A burca é uma veste feminina que cobre todo o corpo, até o rosto e os olhos. É usada pelas mulheres do Afeganistão e do Paquistão, em áreas próximas à fronteira com o Afeganistão. O seu uso deve-se ao facto de muitos muçulmanos acreditarem que o livro sagrado islâmico, o Alcorão, e outras fontes de estudos, como Hadith e Sunnah, exigem a homens e mulheres que se vistam e comportem modestamente em público. No entanto, esta exigência tem sido interpretada de diversas maneiras pelos estudiosos islâmicos e comunidades muçulmanas; a burca não é especificamente mencionada no Corão e nem no Hadith. A comunidade religiosa Talibã, que comandou o Afeganistão nos anos 2000, impôs seu uso no país.Para alguns estudiosos, o Hadith fala de cobrir completamente o corpo das mulheres, enquanto outros interpretam que é permissível deixar o rosto, mãos e ocasionalmente pés descobertos.A burqa foi proibida, na França, em 17 de Junho de 2010, pela Lei nº 524, que entrou em vigor seis meses após sua promulgação". 

Deu para sacar agora o pânico que eu inicialmente tinha ao vê-las, caminhando pelas ruas e nas lojas em que eu, distraidamente era surpreendida pela sua presença, vixe! como eu me assustava, também pudera uma mineirinha não tá tão acostumada a ver coisas tão inusitadas...rsrsrsr !! Mas com passar do tempo e claro, juntamente com convivência diversificada de culturas, eu comecei à olhá-las com um pouco mais de naturalidade, mas sempre aquele questionamento na mente"Mas, o porquê disso"? "Tô sufocada!". Não cabe a mim...entender nada rsrsrs.

Hoje, me arrisco até tentar fazer uma inversão de papéis...fico a imaginar, elas vestidas da cabeça aos pés, através de seus óculos escuros olhando o vai e vem frenetico "nosso", as conversas e sorrisos com as amigas de uma forma tranquila, descontraída e desprenteciosa; os vários estilos de tendências da moda, seja expressa nas roupas, no cabelo, na maquiagem, nas unhas; o multi-colorido de tudo ao redor. O que essa "mulher de burca" deve pensar diante disso que ela vê? Sim, ela vê tudo e todos!!!

    
E que sabemos dela? Para nós nada é divulgado!! Não sabemos nada além daquela vestimenta escura...Como ela é? o que ela veste? o que ela sente/pensa? Se gosta ou não de moda? de cores? se sorrir? Enfim....o que obviamente, as tornam diante dos nossos olhos pessoas "estranhas"/"diferentes". Volto a dizer, não cabe a mim, novamente, entender o porquê.

Diante disso, me sinto "sufocada"...mas, será que aos seus olhos, nós que somos "disfocadas"? ahahahaha. Afinal, elas seguem um preceito religioso à risca e nós seguimos o quê????

Bem!!! Por hoje, chega de análises!!!! rsrssrss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário