quinta-feira, 1 de novembro de 2012

11 meses quase fechando ciclos!!!

Hoje feriado por aqui "Todos os Santos" ou "Finados"não sei ao certo, pois é particular de cada estado dentro da Alemanha e como aquela velha análise mineira de que todo finado chove. Bingo! choveu praticamente o dia todo por aqui, vamos ver amanhã na terrinha como o tempo se comportará.

Pois é! 11 meses já se foram. Há os que dizem "nossa, como passou rápido", sim...o ano parece que está cada vez mais curto, ainda mais quando você está envolvido em alguma coisa que faz com que você não note os dias passarem. Não foi o meu caso, este ano em alguns momentos pareceram eternos. Daí vem a pergunta: Você faria tudo de novo? Humm...talvez, desde que eu viesse para um lugar com algo já determinado ou pré definido, como um curso em uma universidade ou trabalhar em uma empresa ou aperfeiçoar o idioma em todos os casos com algum vínculo a mais. Porém, como esposa tão somente ou meramente acompanhante talvez pensaria, pois de alguma forma sem você esperar, você será cobrada. 

Me arrependo? De nada. Foi a experiência mais real que já vivenciei em toda minha vida. Vivi e presenciei intensamente experiências que eu desconhecia. Deu tudo certo? Sim. Graças a minha determinação e força interior eu consegui infrentar tudo com coragem e paciência. Existiram momentos díficeis? Sim. Um deles foi adaptar a questão do tempo e a falta de luminosidade durante uns 6 meses aproximadamente, resumidamente falta de calor mesmo no amplo sentido; a questão da comunicação, uma vez que eu travava para falar, me julgando incapaz de falar um inglês gramaticamente correto. Me cobrando uma comunicação correta "la nivel academico", o que no dia a dia nada disso importa. E agora, no finalzinho a perda da minha vó, sem sombra de dúvida têm sido um dos momentos mais dificies, afinal é minha primeira perda da família e ainda me pego choramingando pelos cantos. 
Tirando essa parte o que deu certo então? TUDO. 

Eu vim para cá sem expectativas nenhuma, me recordo que nesse momento em 2011 estava a doar minhas coisas, levando o lord para casa dos tios, malas por toda a casa, alugando o apto, despedindo dos amigos...enfim. Uma fase estranha por que fazia isso tudo, sem pensar no que me esperava do lado de cá. Eu vim em busca de respostas e atrás de uma amadurecimento de vida. E as tive. 
Aqui aprendi a conviver com pessoas do mundo inteiro praticamente e muitas delas me socializar. 
Aqui aprendi a me virar a pé. O que eu menos fiz aqui foi andar de ônibus ou carro. Conheço Aachen de cabo à rabo. Andei muito, o que me deixaria totalmente entediada de viver mais um ano aqui. Ao contrário de sampa que vivi 5 anos e conheço quase nada. 
Aqui aprendi a observar mais, as pessoas, o tempo, a mim mesma.
Aqui aprendi a ser mais rápida e objetiva, isso se aplica ao meu modo de cozinhar, tudo calculado e executado de forma rápida e deliciosa. Porque aprendi a planejar antes.
Aqui aprendi um novo idioma, que abirão portas no mercado de trabalho. Afinal é uma língua belissima e que favorece você em todos os sentidos, principalmente a treinar o ouvido para outras. Abre sua mente e com isso você detecta outras num piscar de olhos. 
Aqui aprendi a gostar mais da minha companhia. Fiz muitas amizades e nos encontravamos às vezes, mas na maioria das vezes estava sozinha, pois o marcos trabalhava em outra cidade e envolvido nas suas pesquisas em uma grande parte do tempo, saindo cedo e chegando bem anoite.
Aprendi a lidar com a perda, com a saudade, com a distância, muito embora sempre eu inventava algo para não pensar nisso. Ainda bem que deu certo. 

Sem sombra de dúvida foi um ano muito proveitoso e de descobertas. Às vezes, me irrito um pouco com as falas do tipo "você vai se arrepender de ter voltado para o Brasil", "aqui está violento demais", "políticos ladrões", "um caos no trânsito", "não dou 1 semana e você vai se arrepender". STOP!! Até parece que quando eu saí do Brasil nada disso existia. Sempre foi assim. Quanto a me arrepender não faço a minima ideia se isso vai acontecer ou não. De qualquer forma, quero voltar e vou voltar. É o lugar em que nasci e sempre convivi com tudo isso. E o tempo dirá por si só. 

Coragem e perserverança eu tenho de sobra. Capacidade de adaptação também. Vontade de aprender e trabalhar também. E saúde...o que eu preciso mais. 

Agradeço ao plano de Deus pela força interior que permitisse que eu superasse cada desafio. Considero-me abençoada e digna de tudo que foi me presenteado. Me fez até lembrar de uma música dos Engenheiros do Hawaii. Abraços.

3 comentários:

  1. Nossa, parece que eu acabei de ler um texto que eu mesma escrevi rsrs... Bem, tirando só o fato de que meu marido veio trabalhar e eu já havia me matriculado em uma universidade para estudar francês, mas de resto, sinto o mesmo, a falta de calor de modo geral, o fato de se sentir incapaz de formar uma frase correta nessa língua nova, de estar quase sempre sozinha... Graças a Deus meu marido me deixa com o carro, então não é tão irritante me locomover... Eu hoje posso afirmar que eu amo a frança, mas de verdade, me irrito também com esses comentários dos brasileiros, eu mesmo gostando daqui, também só penso em voltar!!!! Eu pertenço a aquele país! E França é já o terceiro país diferente que eu moro, e não existe lugar como o Brasil!!! Eu quero voltarrr rs, quando você vai voltar? Eu volto em Julho do ano que vem!!! Estou contando os dias. Adorei sua forma de escrever, vou seguir :* beijos

    ResponderExcluir
  2. Ah, uma pergunta... Quando você disse "voce vai ser cobrada" o que seria? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLa...que linda vc! Não sei se vc parece mais uma francesa ou uma alemã...
      Ah, nós viemos pra ficar um ano e volto agora final do mês. Hehehe. Alemanha é mais cinza que a frança....ou seja, momentos ensolarados são raros.
      Sem dúvida o Brasil, com todos os seus problemas, é um país que emprega muito, mtas oportunidades, recursos, clima delicioso, comida maravilhosa....
      Morar fora requer planejamento e claro retorno, a não ser que vc case com um estrangeiro, não é o meu caso. Entao...aproveitei as coisas, estudei a lingua e compartilhei da cultura. Vou voltar mais "velha" rsrsrs.
      Qto ao cobrar...seria vc mesmo e os outros. Como se estudar e conviver com toda essa "bomba" fosse facil. Claro, é pra quem tá do lado de fora. Mas a gente como "esposa" sabe como são as coisas.
      bjimmmmm e volte sempre.

      Excluir