quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Coincidências ou não???

Na região da Alemanha conhecida como Renânia Platinado e Saarland (vou fazer um breve comentário a respeito, Saarland é uma região bem próxima dos limites da França, de grande importância na produção vinícola, onde há um predomínio de um mix cultural em decorrência da denominação celta, romana e franco. Onde Trier é a região mais conhecida, que particularmente morro de vontade de conhecer ), hoje celebra-se o dia de Assunção de Maria "Mariä Himmelfahrt", que por sinal é feriado, e logo ao acordar liguei a TV para ouvir alguma coisa em alemão, enquanto tomava meu cafezinho. E acabei me interessando pela transmissão de uma missa católica, em uma capela bem linda por dentro e o que me chamou atenção de imediata, foi ver que as crianças estavam tão compenetradas e atentas ao que o padre dizia. Parecia até entender tudo o que se passava, mas creio que foram lhe ensinadas a respeitar as palavras de Deus. E assim, o foi durante toda a missa, que muito se assemelha ao que a gente conhece no Brasil. Na parte da "Paz de Cristo", as mesmas davam as mãos às outras crianças as saudando...e o mesmo ocorreu a parte da "Comunhão", ao som de um coral lindíssimo, todas enfileiradas uma a uma, foram tomando a benção do padre. Que bonitinho!!! Sou muito fã das crianças alemãs, são em grande partes respeitosas, educadas e obedientes. São "criadas"para gostarem do simples e principalmente valorizas suas raízes culturais, religiosas e essencialmente ambientais, uma vez que as mesmas que usufruíram dos bens que hoje nos mantêm. 

Ao término da missa, surgiu um lindo cenário campestre e um padre começou a narrar sobre a história de Maria e suas passagens de uma forma simples e ao mesmo tempo sensível. E ao escutar tudo aquilo atentamente do lado de cá, pensei: Uai? Num é que em Belzonte é feriado hoje também? Hoje, lá na terrinha é feriado da Assunção de Nossa Senhora. Coincidência danada sô! rsrsrs.

Coincidência ou não? O que de fato importa é que saibamos valorizar e reconhecer  nossas heranças históricas, culturais e religiosas. E que de alguma forma, sem fanatismo claro, tentar inserir isso em nosso cotidiano detalhes simples, mas que no conjunto fará uma grande diferença. 

Mas, tarde fui passear pelas ruas e comércios de Aachen!! Linda e lotada como sempre!!! Todas aproveitando o sol e o período de férias. Tenho mais alguns diazinhos para colocar as coisas em ordem e segunda voltar para os "finalmentes". 
Obrigada à Deus e ao universo por fazer dos meus passos essas belas estórias narradas por mim. Que ao longo dos tempos serão lembradas e sentidas.

                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário