domingo, 23 de setembro de 2012

O Atomium...

O Atomium está para Bruxelas, como a Torre Eiffel está para Paris. Ambos lindíssimos, imponentes e de pensamentos diversos ao se observar. Pensamentos do tipo: Como foi feito isso? Nossa..isso será que cai? Essa estrutura existe mesmo? ou até imaginar que em cada vértice existe um ecossistema...rsrs.

O Atomium foi construído em 1958 no âmbito da Expo 58 "... foi a primeira grande Exposição Mundial, depois da II Guerra Mundial. Perto de 15.000 trabalhadores passaram três anos construindo o que viria a ser "o modelo de átomo". O local escolhido foi Heysel, a sete km próxima do centro de Bruxelas. Naquela época mais de 42 milhões de pessoas visitaram a exposição, voltado para o apelo a um discurso à paz mundial e ao progresso econômico pelo rei Balduíno I ". Com 103 metros de altura, o Atomium representa um cristal elementar de ferro ampliado em 165 bilhões de vezes, com tubos que o ligam em 09 partes, formando 08 vértices.

As esferas de ferro com cerca de 18 metros de diâmetro, estão ligadas por tubos com escadas no seu interior com um comprimento de cerca de 35 metros. As janelas instaladas na esfera do topo oferecem aos visitantes uma vista panorâmica da cidade e do parque no entorno. Outras esferas têm exposições sobre os anos 50. E por fim, as outras três, às quais só se tem acesso por tubos verticais, estão fechadas ao público por razões de segurança. O marcos em outra visita já tinha entrado e não havia achado nada de mais, assim desta vez não entramos e pelo que percebi não há tanta procura para entrar, claro, em relação à Torre Eiffel com suas filas imensas.

Planejada inicialmente para durar apenas seis meses, foi projetada pelo arquiteto André Waterkeyn, porém o local virou para obrigatória para os turistas e curiosos. Muitos consideram o Atomium um ícone nacional, revitalizando e interagindo com o Manneken Pis, o Estádio Balduíno I, o centro de congresso e o Parque da Mini Europa, uma atração ótima para a criançada.

O dia estava ensolarado e lindo. Tudo fica mais bonito quando o dia está "blue".






Fonte: http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário