terça-feira, 18 de setembro de 2012

Parlamento Europeu em Bruxelas

Parlamento Europeu é a instituição parlarmentar da União Européia. Eleito por um período de 5 anos por sufrágio universal direto pelos cidadãos dos estados-membros, o Parlamento Europeu é a expressão democrática de 500 milhões de cidadãos europeus. Constitui assim a Assembleia eleita nos termos dos Tratados, do Ato de 20 de Setembro de 1976. No Parlamento Europeu estão representadas, a nível de formações políticas pan-europeias, as grandes tendências políticas existentes nos países membros. Tem sede em Estrasburgo, na França e o parlamento em Brussel, Bruxelas.
O presidente do Parlamento Europeu é o socialista alemão Martin Schulz, eleito em 17 de Janeiro deste ano.





Pode-se dizer que a história do euro se iniciou de forma quase paralela à história da própria União Europeia. Assim, logo após a Segunda Guerra Mundial, surgiu a necessidade de estreitar as relações diplomáticas entre os países europeus, no sentido de unir forças para recuperar a economia do velho continente, a qual se encontrava totalmente arrasada pela Grande Guerra.

O primeiro passo para a criação do euro foi o Tratado de Roma. Assinado em 1957, o mesmo tinha o fim de aperfeiçoar as políticas econômicas, eliminar barreiras comerciais e promover a circulação de força de trabalho e capital entre os países europeus. Após as primeiras falhas do sistema Bretton Woods, o qual consistia na vinculação das moedas europeias ao dólar, surgiu a ideia de unificação monetária do continente. Em 1969, foi solicitado ao primeiro-ministro de Luxemburgo um relatório sobre o tema, marcando oficialmente o início da discussão sobre a adoção de uma nova moeda.

Outros dois importantes avanços na direção da criação do euro foram a criação do Sistema Monetário Europeu, em 1979, o qual limitava as taxas de câmbio entre as nações europeias, além do Ato Único Europeu, em 1986, tratado que removeu drasticamente barreiras, impostos e outros tipos de restrições entre os países, formando a base para a criação de uma moeda única.

Em 1992 é criada oficialmente a União Europeia, já levando consigo a ideia de uma nova unidade monetária. O nome “euro” foi escolhido em 1995, tendo começado a circular somente em 2002.

Os países envolvidos são: Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Espanha, Polônia, Romênia, Países Baixos, Bélgica, República Checa, Grécia, Hungria, Portugal, Suécia, Austria, Bulgária, Finlândia, Dinamarca, Eslováquia, Irlanda, Lituânia, Letônia, Eslóvenia, Chipre, Estónia, Luxemburgo e Malta.




Fonte: http://www.historiadetudo.com/ und www.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário