quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval Tradicional na Alemanha

A programação oficial começa hoje com a Weiberfastnacht, ou o "Carnaval das Mulheres", que abre o tradicional carnaval de rua de Colônia.
É tradição neste dia, as mulheres cortarem as gravatas de todos os homens que estiverem usando uma. A gravata era o símbolo de poder masculino no século 17. Conta a história, que em 1824, as lavadeiras da cidade de Beuel, um distrito de Bonn, promoveram um movimento de emancipação contra o fim da exploração masculina, defendendo-se contra os encargos inaceitáveis, físicos e psicológicos que eram impostos à elas. Neste dia, elas paravam de lavar as roupas dos homens e saíam em passeata pelas ruas chamando a atenção de todos para a dura vida que levavam. Queriam respeito e dignidade acima de tudo.Uma vez por ano, na quinta-feira de carnaval elas se reuniam. Até hoje, 180 anos depois, a tradição continua.
Desfiles e muita brincadeira está garantida nesta quinta-feira para homenagear esta tradição!

TI TI TI


No domingo de carnaval, costumam realizar-se desfiles infantis, mais conhecido de Kinderkarnevalszug. Estes desfiles são preparados pelas escolas das cidades, que     durante o ano vão preparando os temas que querem representar. Cada escola apresenta um tema diferente.      Vou prestigiar as crianças aqui de Aachen. 
                               


ex astronautinha                                            

A segunda feira de carnaval, chamado de Rosenmontag, costuma ser o ponto alto das comemorações. Neste dia, realizam-se os cortejos com carros alegóricos preparados por associações. Os habitantes das cidades também se costumam disfarçar para assistir ao desfile. Cada carro representa um tema diferente e, tal como em Portugal, os temas políticos estão sempre presentes, com muita festa, com distribuição de balas, chocolates, brinquedos. É festejada com atividades teatrais, nas quais o príncipe do Carnaval faz a sua despedida     .    



Todos são amigos
Na quarta-feira de cinzas, chamado de Aschermittwoch os participantes nos corsos carnavalescos encontram-se para comemorar o final do carnaval. A esta quarta-feira também se chama Das Fischessen, uma vez que a partir deste momento só se deverá comer peixe (Fisch). Será porque heim? No Brasil, algumas pessoas seguem essa tradição. 

                                    

Enquanto isso direto de Aachen, vou aguardar o findar das festividades, para só entrar em cena com o dia da "APURAÇÃO". Quem, não se recorda daquele locutor chato que ficava classificando cada escola de sampa para os presentes e ausentes.

ALEGORIA: NOTA .....
BATERIA: NOTA .....
COMISSÃO DE FRENTE: NOTA......
DOCES/BALAS: NOTA.....

Volto em outro post comentando.....um ótimo samba no pé !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário