segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Fenômeno "Neve"

Pesquisando, por alto, algumas noções sobre este "fenômeno", gente! eu não me refiro ao Ronaldo, ok?   Mas, sim a neve ( encantada aos olhos de quem a vê pela primeira vez ) e um problema grave ( quando atinge proporções negativas, tumultuando a dinâmica da cidade e das pessoas, o que temos visto ocorrer no Leste Europeu, em especial Rússia, Sérvia, Romênia, Ucrânia. Bom, vou deixar um registro básico desse fenômeno meteorólogico.

A neve (originada do termo latim: nix ou nivis) é uma ocorrência meteorológico, que consiste na precipitação de flocos formados por cristais de gelo. O fenômeno pode apresentar intensidade leve, moderada ou forte, podendo receber a denominação de NEVASCA, termo mais usual no Brasil ou NEVÃO, mais comum em Portugal e NEVISCO, para precipitação de neve mais leve. Mas de modo geral, a ocorrência de queda de neve costuma ser denominada como NEVADA.

Cada floco de neve é composto por água congelada em uma forma cristalina que, devido à sua grande capacidade de refletir a luz, adquire aparência translúcida e coloração branca. A precipitação desses flocos ocorre com frequência nas zonas de médias e elevadas latitudes do do planeta Terra, uma vez que consistem em regiões de clima frio e temperado. Também não é incomum sua ocorrência nos pontos mais elevados do planeta, caso das nevadas registradas em algumas formações montanhosas e planaltos serranos, em especial no Sul do Brasil.

A forma e disposição do cristal de gelo depende das condições de temperatura e pressão no momento da sua formação. Se o cristal viaja rapidamente através da nuvem, o que ocorre dentro das nuvens de tempestades, diferentes condições de formação e de agregação (colisão e fusão, coalescência) são encontradas, resultando na formação de cristas complexos, deformados e amorfos, mais semelhantes a pequenas bolotas de granizo do que com a neve propriamente dita. Flocos compostos de cristais de gelo perfeitamente alinhados são obtidos sob condições especiais, na presença de umidade e temperatura suficientemente baixa para permitir uma cristalização mais lenta e, consequentemente, uma cristalização em formação dendrítica, assemelhando-se à forma das estrelas.

Bom! Só mesmo presenciando para ao certo saber a sensação, assim você consegue ter uma percepção melhor do fenômeno. É a primeira vez, que tive um contato real (ver-pegar-pisar), e sem dúvida é uma sensação bem gostosa. Ao acordar tudo estava completamente branco. Os esquilos e os pássaros já tinham se mandado para um lugar mais quentinho, neste momento os únicos que fizeram e fazem a festa são os astronautinhas, é a criançada com seus trenozinhos, puxados pelo pai ou alguma mais ousada que sozinha faz o que bem entender. Como é bunitinho ver eles andando como pinguins, me divirto!!!

Varanda de casa 
Parque
Parque
Caminho de volta para casa 

frioooooo
Floquinhos 
Pegadas na neve

astronautinhas 
neve e sol
Os esquilinhos sumiram...
Parque
Essa última foto é bem especial, pois sempre quando eu voltava da aula, ao passar por aqui eu via um casal de velhinhos sentados, lendo um livro...e hoje, mesmo nevando eu os encontrei aí. Um mix de histórias e estórias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário