segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Claras em neve!!!

Neste post vou expor meu humilde conhecimentos geográficos neste fenômeno < prometam que isso ficará entre nós, afinal não estou com muito tempo para convites de palestras ou coisas do gênero ahhaha), onde meus olhos aliado aos meus singelos pensamentos, surgiram alguns insites. Realmente a sensação e reação de quem amanhece e olha pela janela e vê tudo completamente branco é extremamente curiosa, e a única associação que você consegue remeter é "quando você resolve ser por alguns minutos um renomável chef de cozinha e decide de um relance a fazer o bolo do século...e a receita pede que seja "claras em neve"...opa!! Bom, vendo minha mãe fazer isso...quebro os ovos e de um lado da casca, vou equilibrando até escorrer toda a clara dentro da tijela e em outra vou colocando "as gemas". Um processo praticamente intuitivo, sem prévios e maiores questionamentos, certo? Ligo, a batedeira e aquela coisa a principio translúcida, vai tomando forma e volume...e em instantes, eis que surge a tal "clara em neves". Pois é! A sensação foi essa...de intuitivamente de ter a percepção de algo concreto < a clara > e ver transformar-se em < neve >. Só que a receita aqui preparada foi em grandes proporções...eram "claras em neves", prá tudo quanto é lugar que seu olhar conseguisse mirar...rsrsr. Um cartão postal único e surpreendente. Nossos, primeiros contatos com o que venha a ser "neve" são em filmes natalinos, com trenós, papai noel, renas, pinheiros, enfim....esse cenário natalino, se disseminou por todos os lares e crescemos, sabendo que o natal é assim. Bom, assim a onde mesmo? Agora, aqui na Europa, sabe-se que no Brasil jamais ocorreria isso, salvo algumas regiões do sul, que vez ou outra transforma-se nos ares europeus, mas, tirando isso...fico a imaginar, que sentido isso teria em Araguaina-Tocantis, por exemplo, onde nossa amiga Regina Lelis enfrenta um calor de 40 graus. Natal teria que ser reproduzido com "papais noeis", vestidos de shorts, regata, chinelos hawaianas e  boné. Não faria sentido, receber um cartão de natal dela, desejando "Um Feliz Natal "com uma paisagem bem tipicamente européia...rsrsr. Mas, fazemos isso, por que acreditamos ser o certo e que estamos habituados a fazer, e prá ser muita sincera, o importante mesmo é o sonhar, o lembrar, o retribuir, nem que seja "morrendo de calor".


Pagode, uhuh!!!
Zssss...Zssss









Aqui na Alemanha, a neve foi muito esperada no Natal, mas infelizmente não houve. Mas, mesmo assim, eles comemoraram com extremo bom gosto, delicadeza em seus enfeites e bom humor. Chegamos dia 1 de Dezembro, e o frio era mediano...porém agora em Fevereiro, o frio está de lascar, em torno de -13 graus, e o céu completamente azul com sol. As "claras em neve", ficaram esquecidas num canto e estão diminuindo gradativamente, antes que isso aconteça as astronautinhas, ops! as criancinhas daqui estão se divertindo com seus trenós e tentando escorregar para um lado e por outro. 
Ufa! É muito conhecimento e análise para um post só. Uma verdadeira aula de Geografia Pura. O Post a seguir, eu prometo ser bem menos acadêmica e gastrônomica.

geografia pura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário