segunda-feira, 16 de abril de 2012

Aula de Deutsch: Sexta-feira 13

Hoje, logo pela manhã o céu já estava completamente azul, pensei:...eba!! acho que o calorzinho tá voltando. O quê? Que nada! Maior frio, uma verdadeira enganação ahahaha...um frio danado, um ventinho chato...credu!! Os termometros marcaram mínima de -2 grau e máxima de 9 grau. Primavera, mais inverno, que essa impossível. Sentí muito frio ao ir para escola e ao voltar, em torno de 14:00 hs daqui, senti mais ainda e o céu já estava bem nublado, quem sabe uma possivel chuvinha. 

Aula de Hoje hehehe!
A aula foi ótima!!! Um dos temas abordados hoje foi sobre a supertição dos alemães, na última sexta , pois não foi uma simples sexta, mas sim "A", "Sexta feira 13", sinceramente, eu nem imaginava que aqui tinha isso. ahahaha. Mas, a coisa  a supertição é levada muito a séria, segundo o professor Bernd. Só por curiosidade pesquisei. No Brasil, para algumas pessoas, o dia remete às bruxas, lua cheia, gato preto, passar debaixo de escadas, quebrar espelhos e por ai vai....


Para os alemães a associação do número 13 com azar é uma das superstições mais conhecidas. Os maus presságios associados a número 13 são muito mais temidos: mais de um quarto da população alemã não descarta o sentido da magia dos números. < Euzinha amoooo números ímpares e o 13 meu preferido, só dá alegrias!!!>.
A Sexta-feira 13, há uma versão popular européia que associa os infortúnios da data à deusa pagã do amor e da beleza Frigga, que era idolatrada pelas antigas tribos nórdicas e germânicas.
Quando as tribos se converteram ao cristianismo, Frigga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Juntos, os 13 rogavam pragas aos humanos e na sexta-feira que fosse 13, os seus poderes se tornariam ainda mais fortes. < Ave Maria, ahahaha >.

Frigga



















Por outro lado, para espantar a má sorte, os alemães contam com curiosos símbolos seculares que representam desejos de sorte e fartura. Conheça alguns: 



Limpador de chaminé: Na Alemanha é sinal de sorte encontrar na rua um limpador de chaminés, com suas roupas pretas e seu chapéu típico. A profissão é associada com a chaminé, o elo entre dois mundos: o céu e a terra. É seu trabalho limpar as impurezas, abrindo caminho ao ar puro. Esta limpeza tinha uma profunda importância antigamente, quando o fogo podia se alastrar rapidamente e destruir uma cidade inteira em pouco tempo. < Confesso, que ainda não ví essa figura andando pelas ruas daqui, talvez se tenha visto, passou desapercebido...no meio de tantos arábes/turcos/líbaneses... >.



Porco: os porquinhos da sorte modernos são cor-de-rosa e de marzipã. Há muitos séculos, este animal era venerado como sagrado. Entre os germanos, o porco era símbolo de fertilidade e sinal de riqueza. Possuir um porco significava em tempos passados estar bem abastecido. Compreende-se assim porque o animal é comumente escolhido para armazenar moedas, na forma de um cofrinho. < O que mais vejo nas lojas são cofrinhos em forma de porquinho, por experiência própria tenho alguns lá na terrinha, que realmente me dá uns bons trocados hehehe >.


Trevo de quatro folhas: Sinal de sorte pela sua raridade. Outros tentam justificar o símbolo com a associação à cruz de Cristo. Ou ainda a cruz celta, usada para a proteção dos druidas. Pode também representar os quatro pontos cardeais ou a ligação entre os quatro elementos essenciais. < Comprei uma plantinha de trevinho recentemente...mas, durou muito não...>



Cogumelo vermelho de pintinhas brancas: Embora impróprio para o consumo, era considerado sagrado pelos povos germânicos. < O que eles têm de fofo, têm de venenosos. Não vi ainda no parque, somente em forma de bibelos, bolsinhas, brinquedos, canetas....só vi reprodução dentro das lojas, e são venenosos para o bolso...kkkk >



Joaninha: seu nome, Marienkäfer, em alemão, tem origem no nome da mãe de Jesus. Segundo a crença popular, ele é ao mesmo tempo mensageiro divino, protetor das crianças e curador dos doentes. Nunca se pode espantá-lo e muito menos matá-lo, pois dá azar. < Fofa, né? adoro joaninhas..e recentemente conheci uma em forma humana, que adoro!!! Bjus querida, Joaninhângela- http://joaninhabacana.blogspot.de/ >.



Ferradura: Antigamente era um objeto de muito valor. Serve tradicionalmente para proteger as propriedades da invasão por estranhos. Todavia, a abertura tem de apontar para cima, para abocanhar a sorte que cair nela. Outra crendice reza justamente o contrário: colocada com a abertura para baixo, representa a letra ômega, do alfabeto grego, símbolo de sorte.



Pfennig (Fênigue): antes do advento do Euro, a centésima parte de um marco alemão era guardada com carinho pelos alemães, por ser símbolo de sorte. < Num vi nenhuma >.

Nenhum comentário:

Postar um comentário