quinta-feira, 5 de abril de 2012

Festinha na sala de Deutsch!

Hoje na sala, assim que entrei, ouvi rumores que era o aniversário da Emylia, aquela da Bulgária de trocentos dicionários...ela senta ao meu lado e tinha um mini buquê de rosas na mesa. Pensei, nossa que chato não trouxe nada prá ela, mas como vou advinhar também?!!! A aula seguiu-se, e o querido professor Benard Müller disse que após a pausa seria a 2 parte da prova -"SPRACHEN". What?? Quê?? Oi?? He he he, pois é ontem fizemos a prova deste módulo, bem diferente da que eu estava acostumada lá no intensivão, a prova segue os moldes do teste para certificação, chamado de TestDAF. A prova foi em formato de Hören < Ouvir > , Lesen < Ler > e Schreiben < Escrever >.

Particularmente, fui bem, ando estudando bastante e me esforçando para ganhar vocabulário no dia a dia na sala. E hoje, em especial, foi o teste de Sprachen < Falar >, e professor avaliará a fonética, a construção da frase, respeitando, sempre o verbo na segunda posição e bem como os tempos verbais corretos. Bom! Na hora da pausa, pontualmente às 10:30 hs, a aniversariante Emylia levantou e distribuiu sanduiches do mac donalds para todo mundo da sala, somos em 20 com o professor 21, com coca cola e logo em seguida, um pedaço enorme de torta holandesa...heheh!! que delícia!!! A minha banana e sanduba nem ousaram sair da mochila. kkkkkk. Conversamos e rimos bastante de tudo, pois a moça do irã < de nome compricaduuuu >... aquela do lenço de mesa na cabeça kkk que citei em outro post < putz! preciso aprender a linkar >, levou uma coisa feita por ela, que agora nem por reza, vou lembrar o nome, me falaram que era de batata, ovos, cebola...eu respondi..ah! tá omelete??? kkkkk. Um amigo lá da Turquia disse: Isso! Omelete...kkkkkkkkkkk. Nem provei, pois segundo as amigas do grupinho tava "nicht sehr lecker"...kkkkkkk, traduzindo...ruim mesmo!!. Coitada, depois ficou oferecendo o resto que sobrou para o povo!!!

Ensinei algumas coisas sobre o Brasil para o grupinho, afinal preciso me comunicar, e só assim que funciona para mim: Humor e descontração. Aí só dava eu né?!!! Uma delas achava que o méxico era no Brasil < vixe maria, jesus cristo...tá brabo a coisa > e porque falavamos português sem tá no Portugal    < boaaa, me pegou! >.

Após, a pausa o professor separou grupo de 6 e começa-se "os trabalhos"...primeiramente, cada um tinha que seguir um roteiro de apresentação, como: < nome, onde mora, de onde veio, onde vive, com que mora, endereço, telefone, se trabalha, os hobbys, quais línguas você fala; se é casado; o que faz no dia a dia, enfim...Sem ler ok? e o professor avaliando e somente o mesmo podia interromper, para pedir que soletrassem o nome de familial ou primeiro nome >; na segunda parte, eram perguntas e respostas sobre o que você gosta de fazer? você tirava um nome e criava uma pergunta para o colega e este respondia e assim sucessivamente; a terceira e última parte era perguntas e respostas, mas com comandos < imperativo, modalverbo...>, obrigatoriamente, usar o Bitte!! e 2 rodadas seguidas. Saímos de lá < meu grupo > e quem pode ficar às 13:15 hs. Graças ao bom Deus e à queima de neurônios fui bem. Ufa!! tô caminhando....vamos que vamos!!!

Amanhã e segunda, em função do feriado de Páscoa, não teremos aula...aí aí!! alles gut! Precisando, terminar de curar esse resto de gripe, que insiste em detonar um rolo de papel higiênico por dia, aff!! Haja nariz...kkkkk.
Próxima semana, saí o resultado e vamos ver a minha média. 
Quanto a Emylia pegou o resto da festa e partiu para casa. 
Enquanto a mim.........Atchin! Atchin!   "GESUNDHEIT" - Saúde!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário