domingo, 15 de abril de 2012

História de Maastricht - Holanda

Maastricht, por vezes, escrito Maestricht (como em neerlândes antigo) ou Mastrique, é uma cidade neerlandesa com aproximadamente 121 050 habitantes, senso de 2011.É a cidade mais antiga da Holanda (com mais de 2 mil anos!), que foi fundada pelos romanos no século 50 A.C. Porém, as antiguidades e museus que contam esta longa história constituem apenas parte das inúmeras atrações desta cidade tão singular. Localizada na ponta sul da Holanda, muito próxima da Bélgica e da Alemanha, Maastricht oferece uma atmosfera especial e diferente do restante do país, devido à forte influência recebida por seus vizinhos. Algumas pessoas até dizem que se trata de uma cidade estrangeira dentro da própria Holanda, apesar de ser capital de uma província conhecida como Limburg. O nome da cidade deriva dos seus nomes latinos ( Traiectum ad Mosam e Mosae Traiectum, ou seja Travessia da Mosa), que se refere à ponte construída pelos romanos, durante o reinado de César Augusto.

A sul da cidade situa-se o St Pietesburg ("monte São Pedro"), onde se ergue um forte antigo e uma rede de grutas, que mantêm uma temperatura constante de dez graus centígrados e que servem de local de hibernação para morcegos < vixe! Maria, ainda bem que nem passei perto..> Em certas épocas do ano, podem-se visitar as grutas em visitas guiadas. Essas cavernas foram construídas pelos romanos há 2 000 anos atrás e têm, aproximadamente, oito quilômetros de extensão. Durante a Segunda Guerra Mundial, abrigou de 30 000 a 40 000 pessoas. Dentro da caverna, se podem apreciar pinturas feitas no decorrer de sua história. Outros pontos turísticos bem interessantes são a muralha e os fortes que circundam parte da cidade, perto do centro. As ruínas remetem ao tempo das guerras e batalhas medievais. O parque perto do local garante uma bonita caminhada ao longo da muralha. 

Em Maastricht, a cultura da Holanda e da Bélgica se misturam, com ingredientes adicionais e originais da Alemanha. Lá, existem tantos carros com placas da Bélgica quanto da Holanda circulando pelas ruas, e também alguns com placas da Alemanha. Para quem é fã de cerveja, é possível desfrutar de marcas holandesas, belgas e alemãs, assim como experimentar uma culinária cosmopolita, influenciada pelos três países vizinhos. E sendo holandesa, Maastricht não poderia deixar de ter centenas de bicicletas, que são muito comuns em qualquer cidade do país. Suas movimentadas ruas do centro, artistas de rua e diversos restaurantes remetem a Bruxelas, na Bélgica. 

A magnífica Basílica de St. Servan em estilo romeno ( de 1039), ainda possui relíquias em seu interior. Ao lado, a Igreja de St. John, em estilo gótico, também não deixa a desejar em termos de beleza. Uma curiosidade é que sua torre é avermelhada; por isso, ela se diferencia de outras igrejas da Europa. Dentro da Igreja St. John ainda existem pedras no chão que serviam de lápides para túmulos de pessoas importantes que eram enterradas em tumbas subterrâneas. Esta prática também era comum em outras igrejas da Holanda e talvez da Europa. Algumas pedras ainda apresentam inscrições com os nomes e, às vezes, das profissões das pessoas, mas poucas contêm datas. Embora tenha sido construída no século XIII, em 1633 essa igreja se tornou protestante, o que mostra um pouco da dualidade religiosa existente na Holanda. 

Foi nessa cidade que, no ano de 1992 foi assinado o Tratado de Maastricht, que veio a substituir o Tratado de Roma de 1957. Tinha, como objetivo principal, a unificação monetária europeia, através do Euro, realizada em 1 de Janeiro de 2002.

O Carnaval é famoso em toda Europa e vem ganhando projeção internacional. Realizado em fevereiro aos moldes do carnaval de Viena, é uma das maiores festas da Holanda. É claro que é bem diferente do carnaval brasileiro, porque o carnaval europeu é comemorado à luz do dia, quando as pessoas vão caminhar, dançar e beber nas ruas. Os desfiles trazem fantasias sofisticadas, com muitas pinturas e máscaras, mas sem corpos nus, até porque o carnaval acontece quando é inverno na Europa < muito frio por sinal > . Em Maastricht, todas as pessoas se fantasiam e trazem a animação para as ruas ao som das bandas. Para quem estiver na Europa em fevereiro, é uma festa linda de se ver, e que representa um pouco do espírito de uma cidade antiga e mágica, ao mesmo tempo que bem expansiva e alegre. 


                           Maastricht - Holanda


E não podia deixar de registrar por fim, em termos musical, como a cidade de André Rieu, com suas belas interpretações e orquestra fenomenal, exaltando ainda mais a beleza e a arte local.
* Sou muito fã *.

Nenhum comentário:

Postar um comentário