quinta-feira, 17 de maio de 2012

Comemoração Ascensão X Vatertag

Mais um feriadão prolongado com direito a temperatura baixa, chuvinha a qualquer momento e aquele mísero solzinho danado de timido e frio. Que preguiça que isso dá viu? ahahaha. Bom! mas se eu for esperar tempo bom aqui em Aachen prá pensar em sair ou fazer alguma coisa estou definitvamente perdida!

Hoje, comemora-se o dia da "Ascensão de Jesus", juntamente com o "Vatertag" ( Dias dos Pais). No Brasil nós comemoramos o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto.  Já nos EUA, por exemplo, é o terceiro domingo de junho.
Aqui na Alemanha é um dia que muda todo ano pois é comemorado no dia da Ascensão de Jesus (conhecido como Christi Himmelfahrt), que por sua vez é comemorado no quadragésimo dia após a Páscoa e cai sempre numa quinta-feira. (Sendo a Páscoa um feriado móvel, o Dia dos Pais também é variável). Faz sentido né? rsrsr

Domingo retrasado, comemorou-se aqui e em diversos países o "Dia das Mães", aqui conhecido como Muttertag. Humm! falei com minha mãe, que estava cozinhando um almoço que pude sentir o cheiro daqui...crueldade viu? rsrsr...minha mãe é craque na culinária mineira < minha predileta > e pedi que ela mandasse um abraço para minha vovusca de quase 90 anos!!!!. Também falamos com a Leslie        < mãe do marcos > e estava uma festa por lá < casa cheia de alegria e netos >.

É engraçado que aqui não dá nem para perceber a festividade, sabe como é né? aquele jeito discreto do alemão comemorar suas datas importantes. Muito diferente do Brasil, que meses antes já bombardeiam de informações, sugestões e opções para presentear seu querido pai ou sua querida mamãe. Como que, se você não desse nada fosse o maior crime dos tempos. Eu, particularmente adoro presentear as pessoas ou pelo menos agradar dando um mimo e coisa e tal quando eu bem entendo. As datas em questão, geram lucros, consumo, movimento de produtos e etc. O que deixa a simplicidade um pouco de lado, o que é uma pena!! Talvez este seja um ponto negativo para nós brasileiros. Nem sempre, essa "obrigação" de presentear o que está sendo sugestionado é a melhor saída, pois é duro ter que escutar alguém dizer no dia seguinte que: "nossa! tô perdida gastei muito com presente nos dias das mães ou pais". Realmente falta criatividade e simplicidade, né?

O Dia dos Pais é também chamado aqui de MÄNNERTAG (ou HERRENTAG) - ou seja, dia dos homens.  A ideia original, vinda do século 19, era de que nesse dia os pais saíssem com os seus filhos (homens) para diversões tipicamente masculinas, ou seja, sair para um lago, pescar, beber etc., ou seja, mostrar ao MENINO como se comportar como HOMEM. Mas isso era no século 19. Hoje em dia não existe mais isso de coisas de homem e coisas de mulher (por isso às vezes as mulheres vão junto). A tradição antiga ficou. 

Bom! Como estou longe do meu paiéeeee, fica dificil comemorar né? Acho, que ele também acharia meio estranho a data, afinal ele está acostumado que seja em Agosto, claro! Porque aí ele lembra, que é o "Dia" dos pais e pode começar fazer suas exigências, ou seja abre precedentes para as regalias rasrsrr. Na sua ausência e do meu queridissimo sogrão, vou parabenizar o marcos aqui, afinal:


NOSSO FILHOTE LORD!

Nenhum comentário:

Postar um comentário