terça-feira, 1 de maio de 2012

Passeio em Monschau!

Ontem, fomos passear em uma cidadezinha aqui próxima de Aachen, que é um charmeeeeee!!! Daqui, da Busholf < linha 66 > até Monschau cerca de 1 hora e 15 minutos aproximadamente, o valor da passagem são de 5 euros. Uma delicia a "viagem", pois fui apreciando a paisagem dos grandes campos verdes ora de plantação, ora de criação de gado; sentindo o cheiro de mato; visualizando a arquitetura das casas por onde o ônibus têm parada obrigatória. Muito tranquilo o trajeto e sinceramente, ir de ônibus "aproveitamos " bem mais...pois, indo de carro, somente o passageiro se diverte, enquanto que o motorista dá conta do recado. Ah! assim não seria justo né? kkkk.  


Monschau está praticamente "dentro"do parque nacional mais jovem da país, a minúscula cidade de Monschau surpreende já na chegada. Protegida por penhascos e o verde da região do Eifel, os únicos sons que se propagam são o das águas do rio Ruhr e o do trenzinho que leva os turistas por um passeio pelo centro da cidade durante 30 minutos < que achei bemm tipicamente brasileiro, com suas cores verde e amarelo aahahahha > . Quem prefere ir a pé aproveita o contato direto com mais de 300 anos de história.



Ruelas de acesso ao centrinho

Monschau (na época Montjoie) foi citada pela primeira vez em 1198. Cento e cinqüenta anos mais tarde, foi reconhecida como cidade. A troca oficial de nome ocorreu em 1918 a partir de um decreto imperial. Até o século 19, a economia da região foi fortemente influenciada pela indústria têxtil, que teve seu início três séculos atrás.

Devido ao poder econômico, os moradores de Monschau puderam se permitir um luxo: a construção de grandes casarões. Entre os pontos altos da arquitetura local está a Casa Vermelha (Rotes Haus), antiga residência e também loja da família Scheibler, que enriqueceu com a indústria. Hoje, em seu interior têm exposição do mobiliário da época, porém às segundas não abrem. Pena, não consegui visitar.! 
Café Roten Haus
Inusitado e criativo
Casarão de 1900 

Esta loja de artigos natalinos bem tradicional na praça central, além de ter enfeites lindíssimos de natal, ela fica aberta todos os meses do ano < que maravilha...ahahahah > e vende coisas típicas da região < como as bolas de natal em vidro > e dentre outras coisas... A loja possui três andares, particularmente eu fiquei apaixonada pelos objetos de prata. E não resisti e comprei esses portas velas de mesa...muito fofos!! e Detalhe, que são de prata e muito bem feito. E o reflexo dará um charme na minha mesa!.


Loja de Natal


Depois uma pausa para o almoço típico alemão...estava deliciosooooooo!!!



               
















Depois, fomos dá mais umas voltinhas...

Lateral da Igreja toda em pedra
Lindooo!!!


Ruelas de Monschau 
Vista do mirante
Psiu!!!




Monschau também é muito conhecida pela sua produção e variações de molho de mostarda. Há quatro gerações, a combinação perfeita para acompanhar a salsicha e pãezinhos Hummm!!! < Sehr lecker >. 

A cidade é tradicional na manufatura de objetos em vidro. Não tive o prazer de ver como era produzido, porém no comércio "toquei"em algumas peças em vidro colorido...bem interessante. O restaurante em que almoçamos tinha uma peça em azul com flores amarelas...bem delicado, mas nada que eu nunca havia visto. Creio que já vi essas peças em Minas.

Havia umas exposições de arte no ferro, na pedra, no metal e quadros...hahaha. Essa foi sem dúvida, a mais elaborada...kkkkkkk.



E finalmente, eis chegada a hora do meu cafezinhooo com um bolinho....hehehe. Éta vicio!!! Esse, café era uma das opções...porém, fomos em outro bem bunitinho, decorado em estilo romântico          < todo em rosa/lilás >  E já tava na hora de tomar o ônibus para Aachen.
Um passeio muito agradável, tranquilo, a cidade não estava abarrotada de gente...e voltaremos em outra data, pois têm um parque ainda para visitar. Bjocas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário