segunda-feira, 28 de maio de 2012

Eurovision "Festival da Canção Européia"

A decorrer desde 1956, o Festival Eurovisão da Canção (em inglês: Eurovision Song Contest e em francês: Concours Eurovision de la Chanson) é um concurso anual de canções transmitido pela televisão com participantes de diversos países cuja televisão nacional transmissora é membro do European Broadcasting Union. O concurso é transmitido na televisão e também na rádio por toda a Europa. Recentemente, a transmissão do mesmo foi também alargada a outros países não europeus por meio dos canais internacionais de seus membros e também pode ser acompanhada na Internet.

O nome do concurso deriva da palavra Eurovision que é a primeira palavra da cadeia de televisões europeia: a European Broadcasting Union (EBU) ou União Europeia de Radio difusão. Esta união pode conseguir uma audiência de aproximadamente de 1/6 da população mundial. Qualquer membro da EBU pode participar no concurso, mesmo que não seja um país europeu. Isto inclui países africanos e asiáticos tais como Israel, Marrocos, o Chipre, a Arménia, a Geórgia e o Azerbaijão é que já participaram no concurso. O Líbano tentou participar em 2005, mas pelas leis locais teria que cortar a transmissão da participação israelense.

Vendo que o inglês começou a dominar o Festival, particularmente com a vitória sueca de 1974 (ABBA cantando "Waterloo"), foi imposta uma regra que afirmava que cada país teria que cantar numa das suas línguas oficiais.
A regra foi novamente posta de lado em 1999, quando a Suécia repetiu a proeza de ganhar o festival novamente com uma música em inglês: Take me to your heaven.

Atualmente, a maior parte dos países opta pela língua inglesa, com meta de conquistar maiores audiências e votos por parte de todos os europeus. Mesmo assim, ainda existem países que continuam a usar as suas línguas locais e normalmente cantam na sua própria língua (Portugal, Espanha, França, Israel, Sérvia, Andorra, entre outros). Eu particularmente, acho a língua nativa muito mais original e ressalta a beleza cultural do país representado. Como as músicas em inglês soam tão comum aos nossos ouvidos, que parece que algo já foi escutado ou conhecido. 

O conjunto, ABBA foi o grande vencedor no festival em 1974 com a canção Waterloo.


Em 2010, a cantora "Lena" representou a Alemanha no festival que aconteceu em Oslo, Noruega com a canção "Satellite", cantada exclusivamente em inglês. Esta vitória da Alemanha teve uma grande importância histórica, visto que foi a primeira vez que um dos Big 4 (Alemanha, Reino Unido, França e Espanha—os países que têm apuração direta para a final), ganhou uma edição do Festival Eurovisão da Canção, desde a sua formação.  Lena Meyer-Landrut, seu nome de batismo, tinha um trabalho publicado com o nome My Cassette Player, e após a sua vitória na Eurovisão, tornou-se a nova sensação musical tanto no seu país como no norte da Europa, permanecendo nos top´s musicais de alguns países Nordicos.
Em 2011, a cantora voltou ao festival para concorrer novamente. Esta foi a segunda vez na história do festival que o vencedor regressou no ano seguinte para defender o titulo. No dia 14 de Maio, Lena acabou em 10 lugar no concurso internacional, que aconteceu em Düsseldorf, Alemanha. 


Este ano quem está representando a Alemanha é o cantor "Roman Lob" com a música "Standing Still". O cantor nasceu em Düsseldorf e a sua música é muito tocada nas radios daqui. Eu gosto bastante!

                                   
Assisti as apresentações pelo canal do youtube e gostei muito de algumas interpretações, produção do cenário de alguns países:


  •  Dinamarca - Essa música toca aqui nas radias também. Acho bem legal o hit!
  • Suécia - Foi a cantora e o país vencedor. Achei muito boa a performance...aquele "q"de mistério!!! MINHA PREFERIDA DESDE O INICIO!!!
                                     
  • Video de todos os vencedores de 1954 a 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário