quinta-feira, 24 de maio de 2012

Passeio em Liège

Outro dia fomos dar umas voltinhas por Liège ou Lüttich mais conhecida por aqui. É a terceira maior cidade da Bélgica e possui aproximadamente 187.000 habitantes aproximadamente. O bom que fica bem pertinho aqui de Aachen. Eba! mais uma cidade para conhecer. Fomos de trem, o Euregioticket custou 16,50 euros ida e volta, muito barato né? E o passeio durou cerca de 1 hora e 20 minutos, bem tranquilo...a paisagem durante o trajeto é bem bucólica, campestre e muitossss túneis. Percebe-se algumas indústrias nas paradas, uma delas eu ví que era da Coca cola e uma outra que era uma espécie de reuso de água, coisa do gênero. A estação principal é um show a parte, uma estrutura gigantesca em metal lindíssima e com detalhes retorcidas e curvilíneos. Muita linda! Porém, é longe do centro de Liège se você insistir em ir à pé. Esse ticket dá direito ao acesso aos trens internos. Então, de lá entramos em um outro até a estação central, uns 15 minutinhos e que por sinal, deixa muito a desejar o entorno, sujo, pixado e descuidado. Uma pena!!!
NO TREM
ESTAÇAO LIEGE GUILLEMINS
Logo na saída da estação "palais", percebe-se o Palácio dos Principes e dos Bispo (Tribunal de Liège ), localizado na Place Saint Lambert. 
O centro de Liége estava bemmm lotado e agitado, em função dos Dias das Mães. Muitas lojas cheias, aquele entre e sai danado, embrulhos, sacolas enfim... aquele famoso e velho frenesi de pré-comemoração. Bom! ainda acho que dia das Mães não se resume à um simples domingo, o dia deve ser comemorado todos os dias indiscutivelmente. Nénão? rsrs

PALAIS DES PRINCE ÉVÈQUES

EGLISE SAINT DENIS
PRAÇA
Entrei algumas lojas para dá aquela espiadinha, fui em todas galerias de compras < que coisa mais interessante essas galerias, um charme!!! > muitas lojas "la estilo francês". Morria de vontade de fazer curso de francês, até em uma ocasião lá em sampa comecei a escutar algumas coisas do idioma para ver se eu pegava o jeito, afinal sempre gostei de música francesa, cinema, decoração, estilo aquela coisa de unir o útil ao agradável...mas, por forças maiores ahahahahahah, eu vim parar na terrinha da Batata e aqui estou, euzinha, aprendendo a língua é a cultura desse povo "sehr gut ", e olha que eu  nunca pensei em fazer alemão na vida ahaha. Hoje, eu adorooooooo e deixo para um futuro próximo o francês, não é Merci!  O "estranho" é que lá quase ninguém fala inglês (pelo menos nos estabelecimentos que entramos) ou não querem nem saber, parece até com a terrinha, que fala o português e uma minoria com fluência em outra língua e isso é chato para quem é "estrangeiro" . Já aqui na Alemanha falam-se no mínimo 2 idiomas em qualquer loja que você pensar em entrar. Então! se quiseres vir para Bélgica, aprenda algumas palavrinhas em francês, para não passar carão como eu "Merci Madamme" ahahaha.

GALERIAS
PAUSA PARA CAFEZINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário