quinta-feira, 24 de maio de 2012

Passeio Château de Vianden

Antes de chegarmos à Luxemburgo, passamos para conhecer o castelo localizado na cidade de Vianden um lugar praticamente dentro de um vale, cercado por suas belezas naturais e suas belas construções. Lá é uma região bem turística, de adeptos de viagens com trailler acoplados, de colecionadores de carros antigos e motos. Ou seja, amantes da natureza e da liberdade. Hehehe!!! 

O Castelo foi construído entre os séculos XI e XIV, tornando-se propriedade dos condes de Vianden. Foi ampliado até o século XVIII, mas, com a departura dos condes de Luxemburgo para os Países Baixos , combinada com os efeitos de um incêndio e terremoto, acabou deteriorando-se. < No interior do castelo, em uma das salas, há três representações datadas das transformações ocorridas, bem interessante as mudanças estruturais, porém o castelo ainda continua em manutenção e ainda sim, há presença constante de turistas, ansiosos para conhecer um pouco dessa história e claro, contemplar a vista de lá para cidade...é de uma beleza única >.

A última desgraça veio em 1820, quando o rei Guilherme I dos Países Baixos (e também grão-duque de Luxemburgo) vendeu-o para um comerciante local, que, por sua vez, vendeu pouco a pouco a alvenaria e os conteúdos do castelo, reduzindo-o a ruínas. Houve muitas tentativas de restauração, mas foram impedidas por problemas de posse. < Engraçado, que não há tanta mobília em seu interior, o que mais percebi foram as tapecarias, expostas como se fossem grandes paineis, com seus desenhos e contornos ainda bem visíveis e perceptíveis. Já coisas de uso pessoal não consegui identificar. Parece, que muito "recente" o mobiliário, que por sinal, bem rústico. E ainda, foi colocado pela administração do castelo, uma tv de lcd mostrando perspectivas do castelo, destoando e descaracterizando o cenário> .

Victor Hugo (escritor e poeta francês de obras como: "os miseráveis" e "Notre Dame em Paris") , ele viveu no castelo por três meses no ano de 1871 refugiando-se das perseguições políticas. Somente em 1977, o grão-duque João- Duque de Luxemburgo, seu reinado 1964 a 2000, doou o castelo ao Estado Luxemburguês, podendo assim, que fosse realizado um trabalho em larga escala, do qual a maior parte está completa. < Muito recente isso, há 35 anos e é de uma riqueza histórica expetacular e o castelo está aberto para visitação e também em reforma, o que não conseguimos visitar todo o seu interior >.

 

em 1974 e os dias de hoje

CAMINHO
EU APRECIANDO O CASTELO
CARROS ANTIGOS 
PAUSA PARA O CLICK
TETO DE UMA DAS ALAS 
VISTA - MUITO LINDO
VISTA DA MURALHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário