domingo, 20 de maio de 2012

Sobre Luxemburgo!!!


Algumas informações sobre esse Belo País

Sendo uma democracia representativa parlamentar com um grão-duque como monarca constitucional, Luxemburgo é o único grão-ducado ainda existente. O país tem uma economia altamente desenvolvida, com um dos maiores PIB per capita do mundo. O setor industrial era dominado inicialmente pelo aço, mas tornou-se diversificado ao incluir o ramo químico e borracha. O crescimento no setor financeiro corresponde aproximadamente a 22% do PIB, e que compensou o declínio do aço. A maioria de bancos têm amplas transações estrangeiras. Já agricultura é baseada em pequenas fazendas de família. Uma boa parte da economia, depende dos trabalhadores estrangeiros. Embora Luxemburgo, como todos os membros da União Europeia, tenha sofrido influência das dificuldades da economia mundial, o país manteve uma taxa de crescimento razoavelmente forte e usufrui de um alto padrão de vida, percebe-se pelo comércio joalherias chiquerrimas, lojas de bolsas/sapatos/ roupas diferenciadas e estilosas, artigos para decoração e casa lindos, ou seja, no centro turístico, onde tudo acontece é bastante caro e muito valorizado, fugindo um pouco das lojas populares conhecidas e amadas por nós mulheres.





Luxemburgo, oficialmente Grão-Ducado do Luxemburgo (em luxemburguês:        Groussherzogtum Lëtzebuerg, em francês: Grand-Duché de Luxembourg, em alemão: Grossherzogtum Luxemburg), é um pequeno país situado na Europa Ocidental, limitado pela Bélgica, França e Alemanha. Luxemburgo tem uma população de menos de meio milhão de pessoas em uma área de aproximadamente 2586 km².  sua importância histórica e estratégica remonta a sua fundação, como uma fortaleza romana          no início da Idade Média. 

Luxemburgo é um membro fundador da União Européia, NATO, OCDE, Nações Unidas, Benelux e da União Européia Ocidental, o que reflete o consenso político em favor da coesão econômica, política e integração militar. A cidade de Luxemburgo, a capital e maior cidade, é sede de várias instituições e organismos da União Europeia.

Luxemburgo está no ponto de encontro entre a Europa Românica e Europa Germânica, empregando costumes de cada uma das diferentes tradições. É um país trilingue, onde o alemão, o francês e o luxemburguês são línguas oficiais. Embora seja um Estado Laico ( não há o envolvimento da igreja nos assuntos e decisões governamentais e vice versa, em suma "cada um no seu quadrado "). Desde 1980, é ilegal por parte do governo coletar estatísticas sobre práticas ou crenças religiosas. Estima-se pela CIA Factbook que 87% dos luxemburgueses são católicos, os restantes 13% são constituídos por protestantes, ortodoxos, judeus, muçulmanos, os de outras religiões e ateus. As igrejas são tão delicadas arquitetônicamente de cores claras, onde percebe-se na entrada um (a)  santo (a) esculpido (a) fazendo  menção que ali habita a palavra de Deus, eu particularmente gosto muito dessa leveza e sutileza, fugindo totalmente das construções góticas tão comuns na Alemanha. 

Geograficamente, o país a leste faz fronteira com os estados alemães de Renânia Platinado e Saarland, algumas cidades mais conhecidas Trier, Mainz- a capaital e Koblenz e ao sul com a região da Lorena na França. A oeste e a norte faz fronteira com as províncias belgas e Liége. 


Os habitantes de Luxemburgo são chamados luxemburgueses. A população nativa é de origem e germânica, com possivelmente alguns elementos celtas Houve aumento da população imigrante no século XX, devido à chegada de imigrantes a partir da Bélgica, França, Alemanha, Itália e Portugal, com a maioria proveniente deste último país. No censo de 2001, havia 58 657 habitantes com nacionalidade portuguesa. Desde o início da "Guerra da Iugoslávia", hoje antiga-Iugoslávia, transformada em pequenos países ( Eslovénia, Bósnia, Croácia, Sérvia, Montenegro, Kosovo e Macedônia).

Três línguas são reconhecidas como oficiais em Luxemburgo: francês, alemão e luxemburguês, uma língua falada na região do rio Mosela, muito semelhante ao dialeto alemão falado na parte vizinha da Alemanha. Então, em princípio luxemburguês é um dialeto alemão com o estatuto de uma língua nacional. Além de ser uma das três línguas oficiais, o luxemburguês é também considerado a língua ofical do grão-ducado e a língua materna ou "linguagem do coração" para quase todos os luxemburgueses.

Cada um dos três idiomas é usado como o idioma principal em determinados domínios. Luxemburguês é a língua que os luxemburgueses geralmente falam uns com os outros, mas não é muitas vezes escrito. A maioria dos documentos oficiais das empresas é realizado escrito em francês ( em todos os estabelecimentos em que entramos o francês era usado ). O alemão é normalmente a primeira língua ensinada na escola e é a língua de grande parte da mídia e da Igreja. De fato, cerca de 85% de todos os artigos publicados em Luxemburgo estão no idioma alemão, 12% são em francês e apenas 3% em luxemburguês. Pelas ruas ouvia-se o charme e a elegancia da língua francesa, a rigidez e de pronúncia decisava a língua alemã e ora ou outra o italiano, o espanhol , o mandarim e claro, o nosso belo português.  

O sistema de ensino de Luxemburgo é trilingue: os primeiros anos da escola primária são em luxemburguês, antes de se mudar para alemão, enquanto a escola secundária, a língua de instrução muda para francês.Todavia, como proficiência em todas as três línguas é exigido para a graduação da escola secundária, metade dos estudantes deixam a escola sem uma qualificação certificada, com os filhos de imigrantes sendo particularmente desfavorecidas.

Já no sistema de transporte, não tivemos acesso de fato, afinal fomos de carro. Porém eu sei que, possui eficientes sistemas de transporte rodoviário, ferroviário, aéreo e facilidades de transporte e serviços. A rede rodoviária tem sido significativamente modernizada nos últimos anos, com 147 km de estradas ligando a capital a países limítrofes ( as estradas são ótimas e estão sempre em manutenção, o que às vezes atrasa no programa de viagem, pelos desvios feitos, mas tirando isso: as estradas são ótimasss mesmo) . O advento da ligação de alta velocidade TGV para Paris levou à renovação da estação ferroviária da cidade, enquanto um novo terminal de passageiros do Aeroporto de Luxemburgo foi recentemente inaugurado ( não sei exatamente quando rsrsrs ). Existem planos para introduzir bondes na capital e linhas de trens leves nas zonas adjacentes, nos próximos anos ( não sei! que pé anda isso!! rsrsrs).

Coloquei esse vídeo disponível no youtube, gravado dentro de um city tour, afim de ilustrar os principais pontos turísticos e importantes do país. E mesmo chovendo   a sua  beleza arquitetônica, natural e histórica não ficam em nada alterados. Belíssimo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário